quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ministério Público propõe acordo para Supervia melhorar trens do Rio

28/07/2011 - R7

Promotoria está em ação contra concessionária desde 2009

O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) está atento ao repetidos problemas no transporte ferroviário do Rio de Janeiro, segundo o promotor Carlos Andresano. Em entrevista ao programa Balanço Geral, da Rede Record, ele anunciou que o MP-RJ se reuniu com representantes da Supervia (concessionária responsável pelos trens) na semana passada e irá propor um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) no dia 9 de agosto, com previsão de multa caso o combinado não seja cumprido.

- A situação é caótica neste modo de transporte tão importante para a cidade e para o Estado do Rio de Janeiro. Os problemas com os trens oferecem risco à integridade física da população do Rio, até mesmo de morte.

Os problemas com a Supervia são antigos. O MP-RJ tem uma ação civil desde 2009, que ainda não foi encerrada. No entanto, já foi obtida uma liminar para multar a Supervia em R$ 100  mil por dia em caso de descumprimento do combinado, como resolver panes elétricas em até 48 horas.

De acordo com o promotor, a população precisa colaborar para fazer denúncias. O telefone da ouvidoria do MP é 127.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Após novo problema, usuários de trem seguem por trilhos pela 2ª vez

27/07/2011 - G1

SuperVia diz que houve problema na tração do trem do ramal de Japeri. Problema em pantógrafo parou trem do ramal de Saracuruna, mais cedo.

Um novo problema nos trens do Rio obrigou passageiros a desembarcar da composição e caminha pelos trilhos pela segunda vez nesta quarta-feira (27).

Por volta das 8h28, um trem do ramal de Japeri, que seguia de Mesquita para a Central do Brasil, parou depois de apresentar um problema de tração. Segundo a SuperVia, a pane foi entre as estações de Engenho de Dentro e Piedade.

Os passageiros foram obrigados a desembarcar no meio dos trilhos e caminhar até a estação da Piedade. Técnicos se dirigem ao local para levar a composição até o centro de manutenção onde será feito o reparo no trem.

Os ramais Santa Cruz e Japeri operam com atraso de 10 minutos.
Problema no pantógrafo

No ramal de Saracuruna, às 7h34, um trem apresentou problema no pantógrafo - equipamento que faz a ligação com a rede elétrica -  e parou quando seguia para a Central, entre as estações de  Manguinhos e Triagem. Passageiros desceram do trem e caminharam pelos trilhos até a estação de Triagem.

Segundo a SuperVia, o problema impediu o prosseguimento da viagem. A empresa informa que o desembarque na linha férrea foi feito com auxílio dos agentes da concessionária, e que os passageiros caminharam 200 metros até a estação.

Os intervalos do ramal de Saracuruna já voltaram ao normal e o trem com problemas já foi levado para o centro de manutenção.

Após novo problema, usuários de trem seguem por trilhos pela 2ª vez

27/07/2011 - G1

SuperVia diz que houve problema na tração do trem do ramal de Japeri. Problema em pantógrafo parou trem do ramal de Saracuruna, mais cedo.

Um novo problema nos trens do Rio obrigou passageiros a desembarcar da composição e caminha pelos trilhos pela segunda vez nesta quarta-feira (27).

Por volta das 8h28, um trem do ramal de Japeri, que seguia de Mesquita para a Central do Brasil, parou depois de apresentar um problema de tração. Segundo a SuperVia, a pane foi entre as estações de Engenho de Dentro e Piedade.

Os passageiros foram obrigados a desembarcar no meio dos trilhos e caminhar até a estação da Piedade. Técnicos se dirigem ao local para levar a composição até o centro de manutenção onde será feito o reparo no trem.

Os ramais Santa Cruz e Japeri operam com atraso de 10 minutos.
Problema no pantógrafo

No ramal de Saracuruna, às 7h34, um trem apresentou problema no pantógrafo - equipamento que faz a ligação com a rede elétrica -  e parou quando seguia para a Central, entre as estações de  Manguinhos e Triagem. Passageiros desceram do trem e caminharam pelos trilhos até a estação de Triagem.

Segundo a SuperVia, o problema impediu o prosseguimento da viagem. A empresa informa que o desembarque na linha férrea foi feito com auxílio dos agentes da concessionária, e que os passageiros caminharam 200 metros até a estação.

Os intervalos do ramal de Saracuruna já voltaram ao normal e o trem com problemas já foi levado para o centro de manutenção.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sistema de intervalo de trens é previsto para 2012, no Rio

13/07/2011 - Transporte e Ideias

A Bombardier espera que o ramal Deodoro seja o primeiro a receber o sistema de redução de intervalo de trens, que deve entrar em operação já em agosto de 2012. A expectativa da empresa, todavia, é que, até 2013, todos os ramais já possam operar com o equipamento, na seguinte ordem: Japeri (janeiro/2013), Santa Cruz (março/2013), Saracuruna (maio/2013) e Belford Roxo (julho/2013). As informações são da “Revista Ferroviária”.

O acordo com a Bombardier para o fornecimento desse sistema foi assinado pela Supervia em maio deste ano, num valor de R$ 125 milhões. O projeto também visa garantir a segurança nas operações. Conhecido por ERTMS de nível 1, o sistema tem com base o padrão europeu de gerenciamento de tráfego ferroviário, o qual permite gerir automaticamente o intervalo de segurança entre trens, o que elimina a falha humana. De acordo com o modelo, caso o maquinista não siga uma instrução de parada, ou de reduçao de velocidade, o próprio sistema assume a operação, freando o trem automaticamente.

Na Europa, o sistema já foi implantado em 19.300 km de vias, e 3.813 trens passaram pela instalação. Ele é reconhecido pela UNIFE (associação da indústria ferroviária) e aumenta a capacidade das vias ferroviárias em 40%.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

SuperVia: 56 trens serão licitados no 2º semestre

27/06/2011 - Revista Ferroviaria

O Governo do Rio de Janeiro deve abrir até o final de setembro a licitação dos 56 trens para a SuperVia. Os trens fazem parte do pacote R$ 1,25 bilhão que o governo aplicará na empresa, incluindo a compra de 90 trens, sendo que 34 já foram encomendados e estão sendo produzidos pela chinesa CNR.

No acordo feito com o governo, a concessionária será responsável pela compra de outros 30 trens, que podem ser negociados com a empresa vencedora da licitação, totalizando 120 novos trens para o Rio.

As encomendas de material rodante para as operadoras de passageiros e cargas é um dos itens do Anuário RF, um guia completo do setor metroferroviário, que a Revista Ferroviária lançará no final de julho.