sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Novos trens chegam ao Rio

12/01/2012 - Agência Brasil


Trens da SuperVia fabricados pela CNR chegam ao porto do Rio
Galeria de fotos

Os usuários de trens do Rio de Janeiro contarão com o serviço de três novas composições, compradas pelo governo do estado na China, no prazo de 45 dias. Esse é o segundo lote de trens que chega ao porto do Rio. No total, foram comprados 30 trens, que começaram a ser entregues em setembro do ano passado. O primeiro lote trouxe apenas uma composição, que serviu de testes para adequação do restante que está sendo entregue agora. Os três trens têm capacidade para aproximadamente 4 mil pessoas.

O subsecretário de Transportes, Sebastião Rodrigues, espera que a aquisição dos novos trens solucione as constantes reclamações dos usuários a respeito de superlotação e problemas operacionais, que são responsáveis pela interrupção das viagens. Eu não tenho dúvida de que, com chegada dos novos trens, isso tudo acaba. São 90 novos trens que o estado vai comprar, a Supervia [concessionária que administra o serviço] vai comprar mais 30 trens. Isso traz uma modernização e uma eficiência do transporte público, disse.

De acordo com Sebastião Rodrigues, até setembro deste ano, os 30 trens chineses já estarão em operação e em 2015 esse número vai chegar a 120 composições. Rodrigues informou que a Supervia, empresa responsável pela gestão do transporte, vai definir em qual ramal a nova composição circulará. Todas as composições têm ar condicionado e interiores mais amplos, aumentando o conforto dos usuários, além de um sistema moderno de comunicação interativa entre os passageiros e o Centro de Controle da Supervia.

A compra dos novos trens faz parte do investimento de R$ 2,4 bilhões que o governo do Rio está realizando para a modernização do transporte público ferroviário, que prevê ainda a melhorias nas estações de embarque e reforma de 73 trens antigos.


Fotos: Henrique Freire

 

Um comentário: