quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

SuperVia relata insegurança na região de Costa Barros, na zona norte do Rio

28/01/2015 - Agência Brasil

A SuperVia, concessionária que administra os trens de passageiros na região metropolitana do Rio, divulgou hoje (28) nota à imprensa relatando problemas de segurança na região de Costa Barros, na zona norte da cidade. De acordo com a empresa, por volta da meia-noite de ontem (27), assaltantes arrombaram a bilheteria da Estação Costa Barros, no ramal Belford Roxo.

Eles roubaram equipamentos da empresa, dinheiro, vales-viagem, vales-restituição e bilhetes de trem. O cofre foi jogado no meio da via férrea. Na semana passada, a SuperVia já tinha fechado a bilheteria da estação de Barros Filho, nas proximidades de Costa Barros, por "problemas de segurança pública".

A nota pede que a Secretaria de Segurança mapeie os pontos mais vulneráveis à criminalidade ao longo da rede ferroviária e adote medidas para garantir a integridade dos passageiros e dos funcionários da empresa.

A região de Costa Barros tem sofrido nos últimos dias com um confronto de facções rivais pelo controle dos pontos de vendas de drogas da área. A Secretaria de Segurança já informou que planeja instalar uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na região.

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

SuperVia inicia nova fase de obras da estação São Cristóvão

23/01/2015 - Revista Ferroviária

As obras de modernização da estação São Cristóvão seguem em ritmo acelerado e entrarão em uma nova fase a partir do dia 14 de fevereiro, quando as intervenções serão concentradas na plataforma 1. Para a realização dessa etapa, a programação dos trens dos ramais Deodoro, Japeri e Santa Cruz terá alterações: os trens paradores não irão realizar parada em São Cristóvão e os trens expressos passam a parar na estação para embarque e desembarque. A previsão é que esta etapa seja concluída no dia 14 de abril.
 
Além de informar os passageiros por meio do sistema de áudio das estações e dos trens, redes sociais, aplicativo e site, equipes de Jovens Aprendizes e "Posso Ajudar?" orientarão as pessoas nas estações São Cristóvão e Maracanã. 
 
A nova estação São Cristóvão seguirá os padrões internacionais de acessibilidade, e contará com escadas rolantes, elevadores, cobertura total das plataformas, banheiros modernizados, nova iluminação, três plataformas e seis linhas para embarque e desembarque, que atenderão a todos os ramais. Até 2020 serão investidos R$ 376 milhões para reformar todas as estações do sistema ferroviário.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

SuperVia coloca em operação quatro novos trens

21/01/2015 - Revista Ferroviária

A SuperVia iniciou a operação assistida de mais dois trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado, chegando ao total de 24 composições do segundo lote em circulação. Desde o início do ano, são quatro novos trens circulando nos trilhos da concessionária, que juntos oferecem 4.800 lugares refrigerados aos passageiros por viagem. Durante uma semana, as composições circulam em operação assistida para análise das equipes técnicas sobre o desempenho dos trens antes que eles sejam inseridos à grade regular do sistema ferroviário. A previsão é que outras 46 composições novas entrem em circulação ainda este ano, quando se completa o total de 70 trens encomendados pelo Governo. O processo de renovação da frota da SuperVia segue em ritmo acelerado e, desde 2011, 49 trens antigos foram aposentados, dando lugar aos modelos de última geração.


Os trens chineses contam com passagem interna entre os carros, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera, bagageiro e painéis de LED. Em 2016, o processo de renovação da frota será concluído e os passageiros do trem do Rio contarão apenas com composições refrigeradas e a idade média da frota terá reduzido de 25 para 15 anos.


sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Bandidos expulsam fiscais do Procon na estação de Del Castilho da Supervia

16/01/2015 - O Dia

Agentes filmavam o funcionamento dos trens e foram revistados pelo grupo, que só os liberou ao constatar que eles faziam uma fiscalização; empresa será autuada por falta de segurança

Rio - Dois fiscais do Procon Estadual foram expulsos da estação de Del Castilho, na Zona Norte do Rio, na quarta-feira, por oito bandidos que ocupavam livremente a plataforma da Supervia. Os agentes faziam uma filmagem para investigação do órgão sobre o funcionamento das composições e qualidade dos serviços. Além de já ter sido autuada por diversas irregularidades, como a circulação de composições de portas abertas, a concessionária terá de responder a processo administrativo por não oferecer segurança aos usuários.  

Segundo o órgão, os agentes fiscalizavam os serviços da concessionária, devido às últimas denúncias da circulação de composição de portas abertas. Os bandidos os abordaram, mediante intimidação, e fizeram uma vistoria nos fiscais. O grupo chegou a perguntar aos fiscais se eles eram policiais. Os fiscais só foram 'liberados' depois de o grupo constatar que se tratava de uma operação relativa à Supervia. 

Ainda de acordo com o Procon, havia câmeras no local, porém, nenhuma ação da segurança da concessionária foi tomada. Um dos agentes passou mal e teve de ser encaminhado ao hospital para atendimento. 

Procon multa Supervia por trens circularem de portas abertas

Fiscalização foi motivada por atropelamento que ocorreu em dezembro

Os fiscais estavam na estação de Del Castilho investigando a defesa apresentada pela SuperVia em processo administrativo aberto devido ao atropelamento de um passageiro por um trem, em 22 de dezembro, na estação de Edson Passos.

Na ocasião o passageiro atropelado caiu do trem que viajava com portas abertas. Os fiscais realizaram viagens em horários de rush nos quatro principais ramais dos trens do Rio de Janeiro - Santa Cruz, Japeri, Belford Roxo e Saracuruna - e constataram que os trens viajam de portas abertas por várias estações, ao contrário do que a concessionária alegou em sua defesa.

Em sua defesa, a SuperVia alegou que os trens possuem um sistema de "intertravamento de portas, atendendo a uma exigência do Procon". Caso a abertura das portas seja forçada pelos passageiros, equipes de funcionários seriam acionadas para garantir o fechamento delas, de forma que as portas só ficariam abertas, no máximo, no intervalo entre duas estações em sequência. 

No entanto, os fiscais confirmaram que, no horário de rush, os trens lotados viajam com as portas abertas durante longos intervalos, parando e prosseguindo sem serem fechadas por várias estações. Com isso a defesa alegada não foi aceita pela autarquia e a SuperVia também será multada por isso.

O valor das multas será calculado a partir do relatório econômico com base na receita bruta da concessionária nos últimos três meses.

sábado, 3 de janeiro de 2015

'Demanda não está dando conta', diz Osório sobre transportes

02/10/2014 - 

Novo secretário confere modais e promete cobrar eficiência de concessionárias e agências

ATHOS MOURA , CONSTANÇA REZENDE , GUSTAVO RIBEIRO E JULIANA DAL PIVA

Rio - O novo secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osório dedicou o seu primeiro dia de gestão para conferir a quantas andam trem, metrô, barcas e ônibus, numa tentativa de tornar a "relação dos usuários com a secretaria mais humana". Horas e muitas reclamações depois, ele prometeu cobrar mais eficiência das concessionárias e participação mais ampla das agências reguladoras. 

"Os usuários reconhecem que estamos avançando, como por exemplo, trocando as frotas, mas a demanda não está dando conta. Precisamos investir para convencer a população a usar os transportes públicos", alegou Osório. 


Carlos Roberto Osório conversa com passageiro do trem da SuperVia no primeiro dia útil de sua gestão como secretário estadual de Transportes

Foto:  Fernando Souza / Agência O Dia

Apesar de ontem ter sido um dia atípico, com volume de passageiros inferior ao normal, Osório contou que recebeu boas sugestões para a melhoria do setor. E definiu campos prioritários: infraestrutura e operação. "A infraestrutura já está em andamento, com a chegada de trens e barcas. Na operação, queremos garantir os resultados e a eficiência", disse. Sobre o subsídio pago pelo governo às empresas de transporte, ele afirmou, conforme noticiou o colunista Fernando Molica, do DIA , que fará uma auditoria para saber quanto o estado está pagando além do necessário. 

A viagem pelos modais começou às 5h53, quando o secretário embarcou num trem na Estação de Japeri com destino à Central do Brasil. Esse foi o modal que recebeu mais críticas. A maioria dos passageiros disse que após a mudança que tornou as linhas Santa Cruz e Japeri em expressas, o tempo de viagem aumentou. As queixas também foram quanto à falta de pontualidade, ao tempo de permanência das composições nas estações e à pouca oferta fora de dias úteis. 


Clique na imagem para ampliar o infográfico
Foto:  Arte: O Dia

"O novo sistema expresso não nos ajudou, os trens continuam cheios. Os trens ficam parados muito tempo entre as estações", reclamou a doméstica Natalícia da Silva, 35, que embarcou na estação Engenheiro Pedreira. 

O desarme de uma subestação da SuperVia afetou o funcionamento de um trem do ramal Santa Cruz, que trafegava próximo à estação São Cristóvão, às 17h20. Segundo a concessionária, a alta temperatura dos trilhos — 60ºC —, foi a causa do problema. 

Na sequência, o secretário embarcou no Metrô e viajou entras as estações Central do Brasil e Carioca. Do assistente de RH Nelson Luiz Alves, 44, ele ouviu que a Linha 2 precisa de melhorias. "É o ramal que mais tem passageiros". O final da viagem foi uma visita a Niterói de barca. O caminho de volta até o Centro do Rio foi em um ônibus intermunicipal, que, segundo os passageiros, deixa a desejar. "Os ônibus que saem de Niterói e vão para São Gonçalo são velhos, sem ar e caros", avaliou a pedagoga Naiana Lafrafi, 55.

Tarifa da Linha Amarela tem reajuste e salta para R$ 5,90 
O pedágio para os carros de passeio na Linha Amarela vai saltar dos atuais R$ 5,50 para R$ 5,90, a partir de meia-noite. Com 7,27% de aumento, a tarifa também valerá para caminhonetes e furgões de dois eixos com rodagem simples. 

De acordo com a concessionária Lamsa, que administra a Linha Amarela, o reajuste já estava previsto em contrato de concessão e termos aditivos. Todas as categorias de pedágio praticadas na via expressa sofreram variação de preço. Apesar de a Secretaria municipal de Transportes (SMTR) ter autorizado o reajuste a partir de hoje, a empresa decidiu adiar a atualização do valor por 24 horas. A resolução da SMTR foi publicada no Diário Oficial desta sexta.


Linha Amarela: pedágio aumenta e carro de passeio pagará R$ 5,90
Foto:  Uanderson Fernandes / Agência O Dia
MP-RJ investiga nova tarifa de ônibus municipal 

O novo reajuste tarifário dos ônibus municipais, de R$ 3 para R$ 3,40 será alvo de inquérito do Ministério Público do Rio. Uma investigação será aberta na próxima segunda-feira pelo promotor Rodrigo Terra da Promotoria de Direito do Consumidor. O aumento passa a valer neste sábado. 
De acordo com informações do "RJTV - 2ª Edição", o motivo seria o fato de o aumento ser insconstitucional por incluir no cálculo valores adicionais ao reajuste previsto em contrato, como pagamento da instalação de ares-condicionados e de gratuidades. 

Em nota, o secretário municipal de Transportes, Leonardo Picciani, disse que semana que vem divulgará resolução em que vai mostrar os critérios e os prazos usados no decreto do aumento. A alta da passagem foi anunciada no fim de dezembro e o reajuste ficou em 13,3%. Segundo a prefeitura, o valor seguiu fórmula de cálculo prevista em contrato e usa valores segundo fonte da Fundação Getúlio Vargas e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Nesta sexta, a CCR Barcas e SuperVia confirmaram o aumento das passagens para fevereiro. Os trens vão custar R$ 3,30, a partir do dia 2 de fevereiro; e as barcas, R$ 5, no dia 12. A CCR divulgará o aumento na próxima semana.

Obras do BRT interditarão Av. Brasil a partir do dia 10 

Os motoristas e passageiros vão enfrentar mais trânsito na Avenida Brasil, a partir do dia 10. Duas faixas sentido Zona Oeste e meia faixa sentido Centro serão interditadas, no trecho de 350 metros entre Caju e Manguinhos, na altura do Canal do Cunha, até maio, por conta da implantação da primeira fase de obras da BRT Transbrasil. As faixas exclusivas para ônibus e táxis (seletivas) continuaram em funcionamento. 

O diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, anunciou que os motoristas devem priorizar o transporte público ou optar por vias alternativas para a situação do trânsito na via não ficar ainda pior. "As alterações devem causar um impacto significativo. Recomendamos também à população que tem o costume de viajar na sexta-feira para evitar os horários entre 15h e 21h", disse. 
Dinis recomendou como rotas alternativas a Leopoldo Bulhões, a Avenida dos Democráticos e a Linha Vermelha, que deve receber a maior parte da migração do trânsito. São esperados também impactos grandes na Ponte Rio-Niterói (sentido Rio), na região da Rodoviária, Via Binário e Avenida Francisco Bicalho. As retenções também devem chegar a Irajá, Rodovia Dutra e Washington Luís, podendo irradiar, em certos horários, para a Avenida Presidente Vargas e para os túneis Santa Bárbara e Rebouças. 

A previsão da secretaria municipal de Obras é que toda a Transbrasil seja entregue até o primeiro semestre de 2017. Nesta sexta, o secretário municipal de Transportes, Rafael Picciani, também garantiu para este ano cerca de 50% das viagens de ônibus com ar-condicionado. Para isso, as empresas de ônibus terão que entregar mais 1.500 veículos com ar.