Companhia Fluminense de Trens Urbanos
1994 - 1998
Histórico
Em 22 de dezembro de 1994, a União transferiu para o governo do estado do Rio de Janeiro a operação dos trens de subúrbio da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Em 1995, a Flumitrens recebeu mais um TUE reformado da série 200. No mesmo ano foram recuperadas 4 locomotivas para operação nos ramais a diesel de bitola métrica.
Em 1995, desativação do trem elétrico entre Japerí e Barra do Pirai. A rede aérea foi removida posteriormente.
Em 22 de abril de 1995, a Gare Dom Pedro II, junto com o prédio da sede da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, foram tombados pelo decreto municipal nº 14.341.
Em setembro de 1997, saiu o último trem das oficinas de Engenho de Dentro.
Em 1997 foram contratadas as obras para a reforma de 13 estações, inclusive da Gare Dom Pedro II entregue no mesmo ano.
Em julho de 1998 foi realizado o leilão do Programa Estadual de Desestatização para a transferência dos trens de subúrbio à iniciativa privada. O leilão foi vencido pelo Consórcio Supervia que assumiu o sistema em primeiro de novembro do mesmo ano, por um período de 25 anos, renováveis por mais 25 anos. Com a criação da Supervia a Flumitrens absorveu missões e atividades de Estado.