26/07/2025 - Diário do Rio
Por Redação Diário do Rio
Plano de VLT entre Nova Iguaçu e a estação Pavuna prevê 16 estações e integração com Metrô e SuperVia. Projeto enfrenta desafios fundiários e depende de negociação com a MRS Logística.
Um novo ramal de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pode ligar Nova Iguaçu à estação Pavuna, integrando o transporte público da Baixada Fluminense à Linha 2 do Metrô e ao ramal Belford Roxo da SuperVia. A proposta consta no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), documento estratégico elaborado pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades. As informações são do Via Trolebus.
A ideia é reaproveitar um antigo leito ferroviário de carga, hoje desativado, que cruza os municípios de Belford Roxo, Mesquita e São João de Meriti. Seriam aproximadamente 12,6 km de extensão, com 16 estações ao longo do trajeto. A expectativa é que o novo sistema atenda até 120 mil passageiros por dia, com investimento estimado em R$ 1,8 bilhão.
O projeto surge como uma possível solução para reforçar a conexão com dois dos sistemas mais sobrecarregados da região: a Linha 2 do Metrô e o ramal Belford Roxo da SuperVia — este último frequentemente alvo de reclamações por atrasos e falhas operacionais.