quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pssageiros comemoram chegada do primeiro dos 34 trens comprados na China

29/09/2011 - Agência Rio

Moradores das zonas Norte, Oeste e da Baixada Fluminense, usuários dos trens da Central do Brasil, já comemoram a entrega do primeiro dos 34 trens comprados na China. Segundo o Governo do Estado, o veículo moderno e climatizado, que começará a operar em dezembro, dará mais conforto aos passageiros que utilizam o serviço, administrado pela concessionária SuperVia. Mais 33 trens serão entregues nos próximos meses em lotes de três e quatro composições, e outros 60 entrarão em processo de licitação ainda este ano. A primeira composição desembarcou no Porto do Rio na última terça-feira (27).

"Vai ser uma maravilha, é um grande presente. Vai melhorar muito a vida de quem usa trem todo dia. Acordo às 4h20 da manhã e retorno para casa às 17h. Depois de um dia duro de trabalho nada melhor do que pegar um trem com ar condicionado, novo e confortável. Estou muito feliz com a notícia, boto fé neste projeto", comemorou a operadora de caixa, Maria Lúcia Araújo, de 50 anos, que todos os dias percorre o trajeto Realengo-Central para o trabalho.

Com capacidade para até 1.300 pessoas, os novos veículos possuem tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem. As composições são dotadas de interiores mais amplos e confortáveis, equipados com painéis de LED que serão utilizados como canal de comunicação entre os passageiros e a central de controle e operações do sistema ferroviário. Os trens chineses têm ainda circuito interno de TV, ar condicionado e bagageiro. Como parte do acordo contratual, a empresa chinesa prestará assistência técnica por três anos, incluindo manutenção e troca de peças.

"O Governo do Estado foi muito bem sucedido em todo o processo de compra desta nova frota. Desde a agilidade na fase de licitação e financiamento pelo Banco Mundial, até o cronograma de entrega dos veículos. Estamos acompanhando de perto a fase final de fabricação dos trens, e cobrando cumprimento de prazos pelo consórcio. Após desenvolvermos os testes operacionais com este primeiro trem, liberamos o embarque gradual das outras composições", afirmou o secretário de Transportes, Julio Lopes.

PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário