segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Cantagallo


Estrada de Ferro Cantagallo
1860 - 1887

Histórico

No dia 8 de novembro de 1859, início da construção do primeiro trecho da Estrada de Ferro do Cantagallo, com 39,4 km de extensão, entre Porto das Caixas e Cachoeiras (atual Cachoeiras de Macacu), passando por Sambaetiba e Japuíba.

No dia 22 de abril de 1860, inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro do Cantagallo, entre o Porto das Caixas, localizado no fundo da baía de Guanabara, até a Raiz da Serra de Friburgo, passando por Cachoeira da Serra. No primeiro ano de operação a ferrovia transporta 13 mil passageiros.  Porto das Caixas era então o principal porto do interior do Estado. A ferrovia só alcança em Nova Friburgo em 1873, após a retomada das obras em 1868.

No dia 18 de agosto de 1866, inauguração do prolongamento da Estrada de Ferro do Cantagallo, entre Porto das Caixas e Itambi, com 6 km de extensão.

Em 1867, haviam dois serviços de embarcações entre a Corte e o fundo da Baía de Guanabara, o primeiro para Magé, que tocava em Paquetá, com 2 viagens diárias por sentido, e o segundo serviço, para Villa Nova, se integrando com a Estrada de Ferro Cantagallo, também com duas viagens diárias  por sentido.

Em junho de 1870,  é iniciada a construção do segundo trecho da Estrada de Ferro do Cantagalo, entre Cachoeira (atual Macacu) e Nova Friburgo.

No dia 18 de dezembro de 1873, é inaugurado o terceiro trecho da Estrada de Ferro do Cantagallo, entre Cachoeira e Nova Friburgo, com 36 km de extensão, passando por Boca do Mato, Registro, Teodoro de Oliveira e Muri.

No dia primeiro de dezembro de 1874, inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro de Niterói a Campos, com 26,8 km de extensão, entre Niterói e Itambi, onde se conecta com a Estrada de Ferro Cantagalo. São inauguradas, entre outras, as seguintes estações: Itambi, Guaxindiba, Lampadosa (depois Pedro de Alcântara), São Gonçalo, Porto da Madama, Bonsucesso (depois Maricá), Barreto e finalmente Niterói (Santana do Maruhy). Em 1930, a linha é estendida em 1,5 km até a estação General Dutra, junto ao cais do porto de Niterói.

No dia 18 de setembro de 1876, inauguração do quarto trecho da Estrada de Ferro Cantagalo, entre Nova Friburgo e Macuco.

Em 1879, a Presidência da Província incorpora a Estrada de Ferro Niterói a Campos na Estrada de Ferro do Cantagallo.

No dia 18 de agosto de 1880,  é inaugurado o trecho entre Rio dos Índios e Rio Bonito, do Ramal de Rio Bonito da Estrada de Ferro do Cantagallo.

No dia 26 de agosto de 1887, é lavrada a escritura de venda da E.F. Cantagallo, junto com seu ramal para Macahé, para a E.F.Leopoldina.

Em dezembro de 1888,  inauguração do trecho Rio Bonito - Macaé, com 117 km de extensão, passando por Sambê, Cesário Alvim, Silva Jardim, Jaturnaíba, Casimiro de Abreu, Rio Dourado e Rocha Leão.


Passageiros Transportados

1862 - 12 mil


Extensão da Rede (Km)

1870 -  49,1
1873 -  83,9


REFERÊNCIAS:

Página lançada em 30 de setembro de 2019









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