segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Norte


The Rio de Janeiro Northern Railway Company
1886 - 1898


Histórico

No dia 28 de fevereiro de 1884, início da construção do primeiro trecho da Estrada de Ferro do Norte, entre São Francisco Xavier e a Raiz da Serra de Petrópolis.

No dia 23 de abril de 1886, inauguração do primeiro trecho da Northern Railway Company, também conhecida como Estrada do Norte (futura Leopoldina Railway), entre as estações de São Francisco Xavier e Merity (atual Duque de Caxias), interligando uma série de núcleos suburbanos existentes, como Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha e Vigário Geral. No início são entregues apenas duas estações intermediárias: Bonsucesso e Penha. Em seguida, no mesmo ano, são inauguradas as estações Jockey (Triagem), Amorim-Carlos Chagas, Olaria, Penha, Braz de Pinna, Cordovil e Vigário Geral.

No dia 26 de novembro de 1887, inauguração do segundo trecho da Estrada de Ferro do Norte, com 14 km de extensão, entre o Rio Meriti (atual Duque de Caxias) e a Freguesia do Pilar. Em 1888, é inaugurada a estação de Sarapuhy, atual Gramacho.

No dia 24 de abril de 1888, inauguração do terceiro trecho, com 17,3 km de extensão, entre a Freguesia do Pilar e o entroncamento com a Estrada de Ferro Mauá.


Estações dos Trens de Subúrbio em 1895:

Estrada de Ferro Central do Brasil: Dom Pedro II, São Diogo, São Christóvão, Mangueira, São Francisco, Rocha, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Meyer, Todos os Santos, Engenho de Dentro, Encantado, Piedade, Cupertino, Cascadura, Madureira, Sapopemba, Km 31, Jeronimo Mesquita, Maxambomba, Realengo, Bangu, Santíssimo, Campo Grande, Santa Cruz. Tempo de viagem até Cascadura: 55 minutos.

Estrada de Ferro do Norte:  Dom Pedro II, São Fransico Xavier, Jockey Club, Bem-fica, Amorim, Bom-sucesso, Ramos, Olaria, Penha, Cordovil, Vigário Geral, Merity, Sarapuhy, Pilar, Rosário, Raiz da Serra, Alto da Serra, Petrópolis. 5 trens/dia/sentido. Tempo de viagem até Merity (atual Duque de Caxias): 56 minutos.

E.F. Melhoramentos do Brasil: Mangueira, Silva e Souza, Jockey Club, Heredia de Sá, Dr.Vieira Fazenda, Cesario Machado, Engenheiro Del Castilho, Ziese, Cintra Vidal (Pilares), Terra Nova, Coselheiro Thomaz Coelho, Engenheiro Leal, Araujo, Coronel Magalhães, Inharajá, Honório Gurgel, Sapopemba (atual Deodoro). 4 trens/dia/sentido. Tempo de viagem até Sapopemba: 65 minutos.

Estrada de Ferro Rio do Ouro: Caju, Rua Bella, Bemfica, Praia Pequena, Venda Grande, Capão do Bispo, José dos Reis, Pilares, Engenho do Mato, Vicente de Carvalho, Irajá, Collegio, Areal, Pavuna, Coqueiros, Brejo, Itaipú, Retiro, Figueira, Cava, Cachoeira, Paineiras, Rio do Ouro, Reprezas, Santo Antonio, Saudade, São Pedro. 3 trens/dia/sentido. Tempo de viagem até São Pedro: 3h28

No dia 9 de maio de 1898, através do Decreto nº 2.896, a Estrada de Ferro do Norte recebe autorização para ser incorporada pela The Leopoldina Railway Company Ltd.  No dia 12 de novembro de 1898, a The Rio de Janeiro Northen Railway Company é adquirida pela The Leopoldina Railway Company Ltd.


REFERÊNCIAS:

Página lançada em 30 de setembro de 2019







Nenhum comentário:

Postar um comentário