terça-feira, 1 de outubro de 2019

Botafogo a Angra


Estarda de Ferro de Botafogo a Angra dos Reis
(obras abandonadas)

Histórico

No dia 24 de janeiro de 1880, através do Decreto Nº 7.615, foi concedido a Carlos Alberto Morsing, privilégio por 90 anos, para construir uma ferrovia de bitola métrica entre o fim da Praia de Botafogo e a cidade de Angra dos Reis, passando por Copacabana, Jacarepaguá, Guaratiba, Santa Cruz, Itaguay, e Mangaratiba.

No dia 28 de julho de 1880, são iniciados os estudos topográficos para a implantação da Ferrovia.

No dia 2 de março de 1890,  num evento para 80 convidados é realizado um almoço no  Leblon, comemorando o início das obras de construção da Estrada de Ferro Botafogo a Angra dos Reis, junto com a fundação do Prado do Leblon, de propriedade do Sr. Seixas. No dia 9 de setembro de 1890 é batida, em Angra dos Reis, a última estaca (nº 3.353) dos estudos definitivos da futura ferrovia. No dia 15 de dezembro, a diretoria da Estrada de Ferro Sapucahy abre concorrência para a obra de construção, por empreitada,  da E.F. Botafogo a Angra dos Reis, incluindo todas as obras de arte, material fixo e rodante, estações, oficinas completas, linha telegráfica, desvios, e sinais. As propostas foram abertas no dia 30 de dezembro. No dia 14 de fevereiro de 1891, através do Decreto nº 1.377 são aprovados os estudos definitivos de construção da ferrovia. No dia 5 de março de 1891, com a presença do ministro da Agricultura, é realizada a cerimônia de início da construção da ferrovia, na praia da Saudade, no local da futura estação inicial. A ferrovia partia do fim da praia de Botafogo seguindo para Copacabana, Lagoa, Jacarepaguá, Guaratiba, Santa Cruz, Itaguahy, Mangaratiba, até Angra dos Reis, podendo ser prolongada até São Paulo.


REFERÊNCIAS:

Página lançada em primeiro de outubro de 2019







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