terça-feira, 1 de outubro de 2019

Melhoramentos do Brasil

Estrada de Ferro Melhoramentos do Brazil
1893 - 1903

Histórico

Em 1893, inauguração do primeiro trecho da Estrada de Ferro Melhoramentos no Brazil, entre Mangueira e Honório Gurgel. Em 1903 a ferrovia foi incorporada à Estrada de Ferro Central do Brasil com o nome de Linha Auxiliar.

Estações dos Trens de Subúrbio em 1895:

Estrada de Ferro Central do Brasil: Dom Pedro II, São Diogo, São Christóvão, Mangueira, São Francisco, Rocha, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Meyer, Todos os Santos, Engenho de Dentro, Encantado, Piedade, Cupertino, Cascadura, Madureira, Sapopemba, Km 31, Jeronimo Mesquita, Maxambomba, Realengo, Bangu, Santíssimo, Campo Grande, Santa Cruz. Tempo de viagem até Cascadura: 55 minutos.

Estrada de Ferro do Norte:  Dom Pedro II, São Fransico Xavier, Jockey Club, Bem-fica, Amorim, Bom-sucesso, Ramos, Olaria, Penha, Cordovil, Vigário Geral, Merity, Sarapuhy, Pilar, Rosário, Raiz da Serra, Alto da Serra, Petrópolis. 5 trens/dia/sentido. Tempo de viagem até Merity (atual Duque de Caxias): 56 minutos.

E.F. Melhoramentos do Brasil: Mangueira, Silva e Souza, Jockey Club, Heredia de Sá, Dr.Vieira Fazenda, Cesario Machado, Engenheiro Del Castilho, Ziese, Cintra Vidal (Pilares), Terra Nova, Coselheiro Thomaz Coelho, Engenheiro Leal, Araujo, Coronel Magalhães, Inharajá, Honorio Gurgel, Sapopemba (atual Deodoro). 4 trens/dia/sentido. Tempo de viagem até Sapopemba: 65 minutos.

Estrada de Ferro Rio do Ouro: Caju, Rua Bella, Bemfica, Praia Pequena, Venda Grande, Capão do Bispo, José dos Reis, Pilares, Engenho do Mato, Vicente de Carvalho, Irajá, Collegio, Areal, Pavuna, Coqueiros, Brejo, Itaipú, Retiro, Figueira, Cava, Cachoeira, Paineiras, Rio do Ouro, Reprezas, Santo Antonio, Saudade, São Pedro. 3 trens/dia/sentido. Tempo de viagem até São Pedro: 3h28

No dia 28 de março de 1898, é inaugurado o segundo trecho da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, entre Honório Gurgel e a cidade de Paraíba do Sul.

No dia 7 de janeiro de 1902, inauguração da linha entre Mangueira e o ponto inicial de Alfredo Maia (Ilha das Moças ou rua Figueira de Mello), da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil, com 4 km de extensão. No mesmo dia é inaugurada a estação de Alfredo Maia. 

No dia 14 de julho de 1903, incorporação da Estrada de Ferro Melhoramentos do Brasil à Estrada de Ferro Central do Brasil, passando a ser denominada, a partir do dia 16 de julho de 1903, de Linha Auxiliar. A ferrovia contava então 61 estações. O serviço de trem de subúrbio ligava  a Praça da Bandeira ao subúrbio de São Matheus.

No dia 10 de maio de 1905, inauguração da estação Inicial da Linha Auxiliar, na Rua Figueira de Melo em São Cristóvão, depois renomeada para Alfredo Maia e desativada nos anos 60.

No dia 15 de fevereiro de 1908, inauguração das estações de Heredia de Sá, Vieira Fazenda (Jacarezinho), Tomás Coelho, Cavalcante e Engenheiro Leal da Linha Auxiliar da Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em 1950, foi inaugurada a eletrificação de uma via, do trecho Pavuna - Belford Roxo, da antiga Estrada de Ferro Rio do Ouro.

Em 23 de setembro de 1951, é inaugurada a eletrificação de uma via do trecho entre as estações Pavuna e São Mateus. No mesmo ano é concluída a eletrificação do trecho Francisco Sá - Honório Gurgel.

Em setembro de 1959, o ramal Japeri – Três Rios, da Linha Auxiliar, que até então operava com locomotivas “Maria-Fumaça”, passa a operar com 8 locomotivas elétricas-diesel.

No dia 16 de abril de 1968, são retirados os trilhos de bitola estreita do trecho entre a Pavuna e Belford Roxo.

No dia 18 de outubro de 1976, após 3 anos paralisado, é reativado o serviço de trens de passageiros no ramal de São Mateus, com 2 km de extensão entre São João de Meriti e São Mateus.  Com a reativação do ramal pela RFFSA o Metrô abandona o projeto de prolongar a linha do Pré-Metrô da Pavuna até São Mateus.

No dia 13 de outubro de 1977, o Ministro dos Transportes Mario Andreazza inaugura a reconstrução das estações de Rocha Miranda, Nova Iguaçu e Engenheiro Pedreira, e também da operação dos novos trens de aço em bitola estreita no Ramal de Guapimirim. A estação de Rocha Miranda, inaugurada em 1906 e desativada em 1973, foi reaberta em 1977.

No dia 12 de janeiro de 1979, é inaugurada a terceira via, para o transporte de cargas, entre Costa Barros e Vieira Fazenda, além das reformas das estações de Tomás Coelho e Cintra Vidal (atual Pilares). 

No dia 4 de março de 1985, inauguração do serviço “Trem-Ônibus” no ramal São João de Meriti – Costa Barros, desativado há 10 anos, com composições de 3 carros, com torniquetes e portas de saída. 

No dia 14 de outubro de 2013, início da operação do serviço de trem expresso no ramal de Belford Roxo, apenas com paradas nas estações Dom Pedro II, São Cristóvão, Triagem, Del Castilho, Mercadão de Madureira (Magno), Pavuna, Agostinho Porto e Belford Roxo.

Em 2018, o ramal Triagem - Belford Roxo transporta 6,100 milhões de passageiros, representando cerca de 4% do carregamento da Supervia.

Página lançada em primeiro de outubro de 2019.

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