segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Mauá

Estrada de Ferro Mauá
1854 - 1883

Histórico

No dia 29 de agosto de 1852, em cerimônia com a presença da Família Imperial e autoridades, início da construção da primeira ferrovia do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá, com trecho entre Guia de Pacobaíba  e Fragoso.

No dia 30 de abril de 1854, foi aberto ao tráfego o primeiro trechocom uma extensão de 14,5 km e bitola de 1676 mm, entre o Porto da Estrella, no fundo da baía de Guanabara , e Fragoso, localidade próxima à Raiz da Serra de Petrópolis. O primeiro trem era composto por três carros de passageiros e um de bagagem, puxado por uma locomotiva fabricada pela empresa Fairbairn & Sons, da Inglaterra, e batizada de Baroneza, em homenagem à mulher do Barão de Mauá. A ferrovia que basicamente vivia do transporte de mercadorias provenientes de Minas Gerais através da Estrada União Indústria, entra em colapso em 1867 com a chegada da Estrada de Ferro Dom Pedro II em Entre Rios, próximo a divisa da província de Minas Gerais, que passa a receber toda a carga da Estrada União Indústria. No fim da cerimônia de inauguração, Dom Pedro II concede a Irineo Evangelista de Souza, o título de Barão de Mauá.


Jornal do Commercio, 26/10/1855, p.2


Em março de 1856, inauguração do prolongamento de 2 km da Estrada de Ferro Mauá, de Fragoso até a Raiz da Serra de Petrópolis (depois Vila Inhomirim). 

No dia 13 de outubro de 1867, com a presença de suas Majestades Imperiais, é inaugurado o prolongamento de 50,6 km de extensão da Estrada de Ferro Dom Pedro II, entre as estações de Sebastião Lacerda e Entre Rios, passando por Paraíba do Sul. 

Extensão Total das Ferrovias no Brasil em 1870:

Companhia Extensão (Km)

Dom Pedro II 221,6 
Santos a Jundiaí 139,6 
Pernambuco  124,9 
Bahia                  123,5 
Cantagallo            49,1 
Mauá                    17,5 

No dia 18 de fevereiro de 1883, a cidade de Petrópolis passa a ser atendida por ferrovia. É inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, ligando a estação de Raiz da Serra da Estrada de Ferro Mauá  à Petrópolis, com 8,8 km de extensão, sendo 6 km em cremalheira para vencer a rampa máxima de 15 % e o desnível de 855 metros acima do nível do mar. Devido a dificuldades financeiras, o Governo Imperial aprova em 4 de junho de 1883 a venda da Estrada de Ferro Mauá à Companhia Estrada de Ferro Príncipe do Grão-Pará, sendo incorporada no dia 29 de setembro de 1883.

No dia 24 de abril de 1888, é inaugurado o terceiro trecho da Estrada de Ferro do Norte, com 17,3 km, entre a Freguesia do Pilar e o entroncamento com a Estrada de Ferro Mauá, possibilitando a ligação direta por ferrovia entre a Corte e a cidade de Petrópolis.

No dia 17 de novembro de 1888,  a Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará é adquirida pela The Rio de Janeiro Northern Railway Company, que efetua algumas modificações na antiga ferrovia Mauá.

No dia 19 de novembro de 1962, é suspenso o serviço de trens de passageiros entre Guia de Pacobaíba e Bongaba. A estação Bongaba, antiga Entroncamento, foi inaugurada pela Leopoldina em 2 de dezembro de 1926, sendo desativada em maio de 2001, na época da privatização dos trens urbanos, quando a Supervia assume a gerência do ramal de Guapimirim, até então explorado pela Flumitrens.

Passageiros Transportados pela E.F.Mauá

1856        39 mil
1858        51 mil
1862        53 mil
1867        43 mil


REFERÊNCIAS:

Estrada de Ferro de Petrópolis. Jornal do Commercio. Rio de Janeiro. 26 outubro 1855. p.2.

Página lançada em 30 de setembro de 2019.

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