quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Macaé a Campos


Companhia Estrada de Ferro de Macahé e Campos
1874 - 1890

Histórico

No dia 16 de novembro de 1869, através da Lei Provincial nº 1.464  é fundada a Companhia Estrada de Ferro de Macahé e Campos. No dia 3 de fevereiro de 1870,  é firmado o contrato entre o Governo da Província do Rio de Janeiro e  Andrew Taylor, José Antonio dos Santos Cortiço e Antonio Joaquim Coelho, para o estabelecimento de uma estrada de ferro entre Macahé e Campos, tendo como complemento uma linha de navegação, sem privilégio, entre o porto de Macahé e a Corte. No dia 18 de outubro de 1871, através do Decreto nº 4.803, o Governo Imperial concede à Companhia Estrada de Ferro de Macaé e Campos autorização para funcionar, aprovando seus estatutos. 




A construção da ferrovia foi lançada  no dia 11 de dezembro de 1871. O primeiro trecho, com 33 Km de extensão, entre o porto de Imbetiba e Carapebús,  é inaugurado em 10 de agosto de 1874. A ferrovia tinha bitola de 0,96 m, mais tarde alargada para 1 m.



No dia 15 de junho de 1875, com a presença do Imperador Dom Pedro II, é inaugurado o trecho até Porto das Pedras, em Campos. No dia 19 de setembro de 1875 é inaugurado o prolongamento até a Praça São Salvador, no centro de Campos.

Em 1875, a Companhia contava com 3 vapores e as seguintes estações ferroviárias: Central de Imbitiba (Macaé), Macahé (Parada), Sant´Anna, Carapebús, e Santa Fé. Os vapores partiam do porto de Imbitiba para a Corte todas as sextas-feiras, às 18 horas, e chegavam todos os domingos às 7 horas da manhã.

Em Santa Fé, a ferrovia entroncava-se com a Ferrovia Agrícola de Quissamã, aberta ao tráfego em 30 de agosto de 1877.

No dia 31 de outubro de 1879, chega de Londres, o Vapor Barão de São Diogo,mandado construir pela Companhia Macahé e Campos.

Em 1883, a ferrovia contava com 96,5 Km de extensão,  8 locomotivas, 1 carro "salão", 2 carros de primeira classe sistema americano,  2 carros de primeira classe sistema inglês, 8 carros de segunda classe, 3 carros para bagagens, e 8 wagons para mercadorias, sendo 4 novos, e 15 wagons para o serviço de lastro. No Km 47, no local, denominado Entroncamento, estava sendo construída uma nova estação, substituindo a estação de Santa Fé. A nova estação estava sendo construída com recursos da Companhia e da Estrada de Ferro Barão de Araruama.

Em março de 1886, a Companhia lança os estudos da construção de um ramal entre Campos e São Fidélis, se conectando com a Estrada da Ferro de São Fidélis a Miracema, evitando assim a navegação de Campos acima.

Por volta de 1890 a Ferrovia é incorporada à Estrada de Ferro Leopoldina.


Passageiros Transportados


1885 - 8.655


REFERÊNCIAS:

Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro para o anno de 1872. Rio de Janeiro. 1872. p.418. 

Novo e Completo Índice Chronológico da História do Brasil, 1842 a 1889. Rio de Janeiro.

Estrada de Ferro Macahé e Campos. Revista de Engenharia. Rio de Janeiro. 14 dezembro 1883. p.332.

Estrada de Ferro Macahé e Campos. Revista de Engenharia. Rio de Janeiro. 14 março 1886. p.60.
 

RODRIGUEZ Helio Suêvo. A Formação das Estradas de Ferro no Rio de Janeiro. 2004.


Página lançada em 2 de outubro de 2019










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