terça-feira, 1 de outubro de 2019

Maricá

Estrada de Ferro Maricá
1888 - 1943

Histórico

Em 10 de julho de 1888, foi inaugurado o primeiro trecho da Estrada de Ferro Maricá, com 23 km de extensão e bitola de 0,76 metro, entre Raul Veiga (Alcântara), no município de São Gonçalo e Virajaba, localidade próxima de Maricá. Em 1889 foi entregue o trecho Virajaba - Itapeba.

Em 5 de outubro de 1907, foi declarada a caducidade do contrato de concessão da Estrada de Ferro Maricá, que passou para o controle do Governo. O caso foi parar na justiça e após o julgamento em 1910 a ferrovia voltou para o controle da Companhia Lavoura e Colonização de São Paulo.

Em 11 de novembro de 1915, através do Decreto nº  1.451, foi concedido à firma Lage & Irmãos a construção de uma linha férrea, de 348,5 metros de extensão, na localidade de Neves, no município de São Gonçalo, interligando a  Estradas de Ferro Leopoldina com a Estrada de Ferro de Maricá, possibilitando o transporte mútuo de cargas sem a necessidade de baldeação. 

Foto Herivelto Pinheiro


Em 30 de agosto de 1943, a E.F.Maricá foi incorporada à Estrada de Ferro Central do Brasil.

Em 1959, o serviço de trem suburbano da Estrada de Ferro Leopoldina, a partir de  Niterói, operava com 12 trens diários, enquanto o mesmo serviço da Estrada de Ferro Maricá,  operava o trecho entre Neves e Pirajaba, com 25,5 km, no município de São Gonçalo.

Em 1964, é suspenso o tráfego do último trecho em operação da E.F.Maricá, entre Virajaba e General Dutra, em São Gonçalo.

Página lançada em primeiro de outubro de 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário