segunda-feira, 23 de julho de 2012

Trem é ameaça diária para moradores de Éden/RJ

22/07/2012 - 

Passagem de nível sem sinalização é apontada como maior problema da localidade, onde falta saneamento básico, e as ruas, sem asfalto, estão esburacadas e com lixo

Rio -  Moradores de Éden, em São João de Meriti, apontam a falta de sinalização na passagem de nível na Avenida Presidente Kennedy como o principal problema da localidade. No local, conhecido como “Cruzamento da Morte”, segundo a aposentada Marlene da Silva, 59 anos, já houve vários acidentes.

No dia 2 de março de 2010, 11 pessoas ficaram feridas quando um ônibus foi atingido por um trem de carga. O acidente foi por volta das 14h30, hora de grande movimentação. Em 22 de dezembro do mesmo ano, um menino de 9 anos morreu atropelado por uma composição.

Comerciantes até colocaram contenções de concreto nas calçadas para evitar que, em caso de novos acidentes, suas lojas sejam atingidas. Além disso, há casas, igrejas e escolas próximas.

Marlene afirma que a grande circulação de pessoas e veículos aumenta os riscos. “Carros, ônibus e motos atravessam por todos os lados em alta velocidade”, disse.

Como alerta de segurança, há apenas placas indicativas de linha férrea e aviso sonoro no local. Mas faltam cancelas para interromper o trânsito. Nem semáforo existe.

Outro problema é a falta de asfalto e de saneamento básico. Segundo Dinah Alcântara, 76 anos, a Rua Araci nunca foi asfaltada. “Moro aqui há quase 50 anos, e a rua sempre foi de paralelepípedo. E fica cada vez mais esburacada”, afirmou Dinah, mostrando que na Travessa Miriam há vazamento de água que escorre para a Rua Araci.

Sandra da Conceição, 53 anos, confirma que o estado da travessa é precário. Além da lama em consequência do vazamento, ela reclama do lixo. “Às vezes, demora uma semana para o lixeiro passar. Entra e sai prefeito e nada muda”, disse a moradora.

Prefeitura alega que colocar sinalização é responsabilidade de empresa

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos de São João de Meriti alegou que o cruzamento tem sinalização operada pela empresa MRS Logística S/A. Segundo a secretaria, a Rua Araci é pavimentada, em uma parte com asfalto e na outra com paralelepípedo e, após análise, não foi constatada a necessidade de troca urgente. Outras vias, em pior estado, seriam prioridade. Ainda de acordo com o órgão, a Travessa Miriam e outras ruas do bairro serão beneficiadas com projetos de revitalização, sem data prevista.

A coleta de lixo na região é feita às segundas, quartas e sextas-feiras, no período noturno. Quanto ao vazamento, a secretaria prometeu enviar equipe ao local para notificar o dono do terreno para que o conserto seja feito o mais breve possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário