sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Secretaria de Transportes propõe fundo para renovação da frota de trens

05/09/2012 - Agência T1

Foto: Vinicius

O subsecretário da Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinheiro, propôs a criação de um fundo para arrecadar dinheiro para a renovação da frota de trens do estado.

Os trens antigos, com motor de corrente contínua (CC), consome muita energia e com a transformação para a tecnologia de corrente alternada (CA) o consumo de energia poderia ser de até 35%. “Os trens antigos são consumidores vorazes de energia. No Rio de Janeiro, 288 trens se encontram nessa situação”, disse Pinheiro.

Em média, 14% do valor da passagem cobrada no transporte de passageiros sobre trilhos no país corresponde ao custo de energia gasta pelos trens. O fundo, segundo o subsecretário, seria administrado pelo Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o próprio banco faria esse financiamento.

O motor de corrente contínua possui um rendimento melhor que uma máquina de corrente contínua equivalente, explicou Delmo Pinheiro. A tecnologia ainda apresenta um menor custo de manutenção e proporciona mais segurança, já que a frenagem é quase que total do trem.

“A proposta é levar investimentos na aquisição de novas tecnologias, segurança, e aumentar a oferta de transporte com qualidade.”

Agência T1, Por Bruna Yunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário