terça-feira, 24 de setembro de 2013

Trem para em estação na Zona Norte e usuários enfrentam caos

24/09/2013 - O Globo

Passageiros revoltados com a pane deprederam estação e incendiaram a cabine do maquinista

Bombeiros apagam fogo na cabine do maquinista Foto: Foto da leitora Milene Silva / Extra
Bombeiros apagam fogo na cabine do maquinista Foto: Foto da leitora Milene Silva / Extra

RIO — Um trem da SuperVia apresentou problemas mecânicos e parou na estação São Francisco Xavier, na Zona Norte da cidade, na noite desta terça-feira. Com isso, a circulação no ramal de Santa Cruz foi interrompida. Segundo usuários do serviço, a sala do maquinista foi incendiada por passageiros revoltados, após uma pane. Policiais do 3º BPM (Méier) foram acionados. De acordo com a concessionária, a circulação foi liberada por volta das 19h30m e as partidas da Central "serão normalizadas aos poucos".

Segundo o leitor Vitor Hugo Gomes Oliveira, houve pânico e correria na estação São Francisco Xavier. Ele relata que os passageiros desceram do trem assim que ele parou e, em seguida, começaram a quebrar lixeiras e placas da estação da Zona Norte. Ele conta que houve pânico e correria:

— O trem quebrou quando chegou na Estação São Francisco Xavier. Indignados, os passageiros desceram e começaram a quebrar as lixeiras e as placas informativas. Pegavam tudo e jogavam nos trilhos, impedindo que outros trens passassem, tanto no sentido Santa Cruz quanto no sentido Centro. Depois, atearam fogo ao veículo - disse Vitor ao jornal "Extra".

No Twitter, muitos usuários do trem reclamam da falta de informações. Deivison Fortuoso escreveu há pouco no microblog que a SuperVia não fornece informações precisas:

— Isso é uma vergonha! Estou há 30 minutos aguardando um trem para Santa Cruz. E recebendo informações divergentes pelo megafone.

Na Central do Brasil, os usuários também dizem estar sem informações sobre a circulação dos trens:
— Todos os telões estão desligados, dificultando assim as informações para embarque. Está assim desde ontem. É um exemplo da qualidade do serviço prestado pela SuperVia — desabafou Thiago dos Santos Carvalho Andrade, morador de Magalhães Bastos.

A SuperVia informou, por meio de nota, que o problema mecânico no trem que parou na Estação São Francisco Xavier foi registrado às 18h05m. A concessionária disse que, pouco antes do quebra-quebra, havia disponibilizado outro trem vazio, que chegaria em 11 minutos. Ainda segundo a SuperVia, por volta das 19h, os manifestantes deixaram as linhas e seguiram viagem em outra composição, normalizando os intervalos do ramal Santa Cruz. A concessionária reforça que os passageiros foram informados o tempo todo sobre a circulação, por meio do sistema de áudio.
Problemas em série

No dia 3 de setembro, o Rio teve uma manhã de caos no sistema de transporte ferroviário, quando quando três ramais tiveram viagens suspensas e um trem foi incendiado. Na ocasião, algumas estações chegaram a ser depredadas. No dia seguinte, os usuários voltaram a enfrentar problemas, pois os ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro ficaram com intervalos irregulares de circulação.
Outra manhã de caos nos trens ocorreu em 28 de agosto, quando três trens - um que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil e outro que ia de Japeri para a Central — tiveram a viagem interrompida ao passarem pelas estações Engenho de Dentro e Oswaldo Cruz. O problema ocorreu devido a problemas na rede aérea da SuperVia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário