sexta-feira, 4 de junho de 2010

Novos trens da SuperVia terão televisão, câmeras de segurança e bagageiros

TRANSPORTE


Publicada em 04/06/2010 às 14h27m
O Globo - 04/06/2010

    SuperVia vai ganhar trens com design futurista. Foto: divulgação
    RIO - Os novos trens encomendados pelo Governo do Estado já começaram a ser fabricados na China. Eles começam a chegar ao Rio no início de 2011 com várias novidades, como bancos estofados, TVs de LCD, bagageiros, ar-condicionado, displays informativos e câmeras de segurança.
    Os aparelhos de TV - quatro em cada vagão - serão utilizados para veiculação de campanhas educativas e informações sobre o serviço de trens.
    Cada vagão contará também com quatro câmeras de segurança, monitoradas pelo maquinista. Um interfone localizado junto às portas vai possibilitar o contato com o maquinista, em caso de emergência.
    novos trens terão bancos acolchoados. Foto: divulgação
    O bagageiro foi uma adaptação do projeto original para se adaptar à realidade brasileira. Um estudo constatou que o brasileiro carrega em média um peso de 7 kg nas mochilas, sacolas de compras ou pastas de mão, em seus deslocamentos diários.
    - Os bagageiros vão garantir mais conforto aos passageiros, que muitas vezes carregam muito peso, além garantir maior espaço no vagão, já que as mochilas muitas vezes ocupam um espaço desnecessário - explica o secretário de Transportes, Sebastião Rodrigues.
    Cada trem é composto por quatro vagões e a capacidade total é de 1.300 passageiros. Foram comprados 30 trens foram com financiamento de US$ 211 milhões do Banco Mundial e US$ 9 milhões do Estado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário