sábado, 28 de agosto de 2010

Traficantes sequestram trem da Supervia em Deodoro


Caso ocorreu no último fim de semana. Objetivo de bandidos era invadir favela de facção rival

POR MARCELO BASTOS - O Dia - 27/08/2010
Rio - Em vez dos ‘bondes’, o trem. Foi assim que traficantes da favela da Palmeirinha, em Guadalupe, invadiram a favela do Muquiço, no fim de semana. Houve intenso confronto e pelo menos três bandidos teriam sido mortos, embora a polícia não confirme a informação. No lugar dos comboios de carros, cerca de 60 bandidos ligados à facção Comando Vermelho (CV), invadiram um trem de manutenção da Supervia, em Deodoro, e obrigaram o maquinista a seguir até o Muquiço, onde houve o confronto com bandidos do Terceiro Comando Puro.

O delegado Pedro Paulo Pinho, da 33ª DP (Realengo), informou que investiga a denúncia de que bandidos teriam tomado o trem, mas disse desconhecer invasão ou disputa entre traficantes na região.

Já o comandante do 9º BPM (Rocha Miranda) confirmou que houve tiroteio na comunidade na madrugada de domingo. O tenente-coronel Luiz Carlos disse ainda que tem reforçado o policiamento no local, com um veículo blindado no entorno da Palmeirinha e outros dois no Muquiço.

Desde então, os tiroteios teriam se intensificado, o mais recente teria ocorrido terça-feira. Em entrevista à radio Bandnews, o presidente do Sindicato dos Ferroviários, Valmir Lemos, o Índio, disse que este foi o terceiro caso do tipo e que o maquinista foi agredido. Cerca de 20 bandidos teriam subido no vagão de manutenção armados e os outros teriam seguido caminhando pela linha férrea.

Além da tentativa de invasão, há uma outra versão para os tiroteios ocorridos na favela do Muquiço. Bandidos da comunidade, ligados ao TCP, teriam tentado aplicar um ‘golpe de estado’ e mudar o controle das bocas de fumo para o Comando Vermelho, apoiados por traficantes da Palmeirinha. Três dos dissidentes teriam sido mortos pelos traficantes do Muquiço. 

De acordo com policiais do 9º BPM (Rocha Miranda), aliados do TCP vieram do Complexo de Senador Camará para reforçar a ‘segurança’ na favela. Desde o início da semana, foram três tentativas de invasão à favelas da Zona Oeste: Muquiço, no fim de semana; Covanca e Fumacê, na terça-feira.

Desde o início do ano, já foram pelo menos 10 tentativas de invasão a favelas do Rio, com 22 mortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário