segunda-feira, 16 de maio de 2011

Supervia fecha acordo com Bombardier

16/05/2011 - Agência Rio

A Supervia, concessionária que administra os trens urbanos do Rio de Janeiro, fechou um acordo com a Bombardier para o fornecimento de um sistema que reduzirá para metade o intervalo de circulação entre trens. Com o novo sistema será possível oferecer aos passageiros trens a cada 3 minutos no ramal entre as estações Central do Brasil e Deodoro.

O sistema compreenderá os 225 quilômetros de trilhos e as 89 estações administradas pela concessionária. As obras começam em junho deste ano e a previsão é que o sistema entre em funcionamento em novembro de 2012, no ramal Deodoro. Até julho de 2013, todos os ramais estarão operando com o equipamento: ramal Japeri (janeiro/2013), ramal Santa Cruz (março/2013), ramal Saracuruna (maio/2013), ramal Belford Roxo (julho/2013).

O novo sistema de proteção, conhecido por ERTMS de nível 1, segue o padrão europeu de gerenciamento de tráfego ferroviário e permite gerir automaticamente o intervalo de segurança entre trens, eliminando a falha humana, uma vez que, caso o maquinista não siga uma instrução de parada, dada por um sinal vermelho, ou de redução de velocidade, o sistema atua, frenando automaticamente o trem.

Segundo a Supervia, será possível também controlar a velocidade dos trens em circulação, incrementando assim a capacidade de transporte da linha, e colocando a segurança em um nível máximo.

"Esse sistema de proteção é um dos elementos fundamentais no conjunto das iniciativas que a SuperVia está implementando para atingir o objetivo principal a que se propôs, chegar em 2015 transportando diariamente 1 milhão de passageiros, com segurança, rapidez, confiabilidade, conforto e simpatia", disse João Gouveia, diretor de Operações da SuperVia.

A Bombardier é hoje responsável por muitos dos principais sistemas de sinalização do mundo, em redes de metrô e de trens de cidades como Madrid, na Espanha, São Francisco, nos Estados Unidos, Guangzhu, na China, Bombaim, na India, entre muitos outros. No Brasil, a Bombardier se encontra em fase de grande expansão de suas atividades em geral e dos seus sistemas de sinalização em particular. Esse novo projeto da SuperVia vai permitir à Bombardier ampliar sua presença ao estado do Rio de Janeiro.

(MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário