terça-feira, 7 de junho de 2011

Novo trem comprado pelo governo do Rio na China chega à cidade no próximo mês

07/06/2011 - O Globo

Composições modernas


RIO - Foi apresentado nesta terça-feira o primeiro dos 34 novos trens comprados pelo Governo do Estado, em cerimônia em Changchun, na China, que contou com a participação do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o presidente da Supervia, Carlos José Cunha. A composição chega ao Rio no próximo mês, ao contrário do que havia sido firmado no contrato, que previa a entrega em março . Em seguida, o consórcio China National Machinery Import & Export Corporation vai entregar lotes de até quatro trens a cada mês. A previsão é de que entrem em operação até março de 2012. Os 34 trens custaram US$ 187 milhões.

"Com a chegada das novas composições e com o cronograma que será desenvolvido pela Supervia, teremos, em pouco tempo, um padrão de sistema metroviário com intervalos de até 3 minutos entre cada partida", disse o secretário Julio Lopes, através de nota.

Os novos trens terão painéis de LED, circuito interno de TV, ar condicionado, som ambiente, telas de LCD e bagageiro. As composições têm capacidade para transportar até 1.300 pessoas.

Segundo a assessoria de comunicação do Governo do Estado, ainda este ano deve começar um novo processo de concorrência para a compra de mais 60 novos trens. A Supervia também vai encomendar 30 novas composições, além da modernização de 73 trens. No total, a frota da Supervia terá 230 veículos.Justiça obriga Supervia a melhorar sistema de ventilação nos trens

Atendendo a um pedido feito pelo Ministério Público (MPRJ), que entrou com uma Ação Civil Pública contra a Supervia em maio, a Justiça concedeu uma liminar que obriga a concessionária a melhorar o sistema de ventilação do trem . Caso a medida seja descumprida, a multa diária será de R$ 20 mil, conforme requerimento do MPRJ.

De acordo com a ação, dois anos após ter se comprometido a sanar as irregularidades verificadas, o volume de reclamações feitas à Ouvidoria do MPRJ sobre ventiladores que não funcionam ou não dão vazão ao calor só aumentou. Os usuários dos trens reclamam do desconforto de andar em vagões quentes, fechados e lotados.

© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário