domingo, 28 de agosto de 2011

Investimentos de 2,4 bilhões

Extra - Antero Gomes

Até 2020, 120 novos trens sairão da fábrica diretamente para os trilhos do estado do Rio. O primeiro chega da China no mês que vem, mas começa a circular somente em dezembro. Para o usuário, que não aguenta mais tantas panes e falta de estrutura, o cronograma parece uma eternidade. E, até 2020, como fica o serviço prestado por uma frota com idade média de 35 anos? A SuperVia garante que melhora por etapas e que, em 2013, a oferta de transporte será "satisfatória". Para isso, promete um pacote de investimentos que vão desde a troca de dormentes dos trilhos até a reforma de estações.

— Nós identificamos uma série de ações para implantarmos a curto prazo. O objetivo é que o usuário perceba que as coisas estão, efetivamente, acontecendo e nos dê esse crédito de confiança de que, daqui a dois anos, a gente vai estar atendendo numa condição que seja a satisfatória — disse o presidente da SuperVia, o engenheiro Carlos José da Cunha.

Os novos prazos causam desconfiança. Afinal, cronogramas não são novidade na vida do passageiro da SuperVia. Em 1998, ano em que o serviço foi privatizado, a concessionária prometeu acabar, até 2001, com problemas de falta de estrutura herdados da antiga Companhia Fluminense de Trens Urbanos (Flumitrens). Dez anos depois, o caos — embora em menor grau — continua. Por isso, o EXTRA publica um resumo das medidas prometidas para o usuário cortar, guardar e cobrar.

Carlos está à frente da SuperVia desde janeiro, quando a Odebrecht TransPort assumiu o controle acionário da concessionária. E, embora ele diga que os investimentos da empresa já começaram, uma sucessão de 17 panes entre 7 de julho e 5 de agosto mostrou que a vida do passageiro, ao longo dos 270 quilômetros de linha férrea, ainda tende a ser difícil por algum tempo.

— A explicação para esse excesso de ocorrências talvez seja porque subimos o número de viagens por dia, de 710 para 750. Isso porque cada plataforma passou a atender sempre o mesmo ramal — diz Carlos.

O investimento total da empresa com o governo do estado somará R$ 2,4 bilhões.

O novo trem da SuperVia, na fábrica chinesa Foto: Divulgação
Há atualmente 20 trens novos com ar-condicionado, 18 de aço inox também com ar-condicionado e 73 de aço inox sem ar. A idade média da frota é de 35 anos. Com o programa de renovação, a meta é que haja, em 2020, 140 trens novos e 91 de aço inox com sistemas de refrigeração, totalizando 231, com idade média dos veículos de 19 anos. Veja o cronograma:

- Agosto de 2011: licitação para a compra de mais 60 trens com recursos do estado, e a SuperVia começa a pesquisar entre fabricantes para a aquisição de 30 novos trens

- Setembro de 2011: chega ao Rio o primeiro trem novo da frota de 30 já comprados com recursos do governo do estado. O veículo terá ar-condicionado, câmeras de segurança e compartimento para guardar volumes

- Novembro de 2011: Será entregue o primeiro dos 73 trens de aço inox que serão reformados até 2014. O veículo receberá ar-condicionado e novo sistema mecânico e hidráulico

- Dezembro de 2011: chegam até este mês mais quatro trens novos já comprados pelo estado

- Dezembro de 2011: o primeiro trem novo, que terá chegado em setembro, começa a operar

- Até o fim de 2014: Já terão sido incorporados à frota atual de 20 trens novos com ar-condicionado outros 80, totalizando 100 composições. Além disso, todos os 73 trens de aço inox sem ar-condicionado que existem atualmente terão sido reformados e com o sistema de climatização instalados

- Até o fim de 2016: A frota de trens novos será de 120 veículos

- Até o fim de 2020: A frota de trens novos será de 140 veículos

O interior do novo trem da SuperVia fabricado na China Foto: Divulgação
Outras medidas:

Além da renovação da frota e reforma dos trens existentes, a SuperVia elaborou um cronograma de medidas a serem tomadas que deve melhorar o atendimento à população. Veja algumas delas:

-Nova sinalização para os ramais de Deodoro (novembro de 2012), de Japeri (janeiro de 2013), de Santa Cruz (março de 2013), de Saracuruna (maio de 2013) e de Belford Roxo (julho de 2013). A medida é uma promessa para aumentar a segurança dos passageiros

-Serão instalados e substituídos 85 mil dormentes, 55 quilômetros de trilhos, além de fios e cabos da rede aérea. A iniciativa deve gerar mais estabilidade nas viagens, já que os dormentes atuais são de madeira - serão trocados por outros de concreto

-Intervenções nas 98 estações para fazer melhorias em acessibilidade, revitalização das plataformas. Para as Olimpíadas de 2016, dez estações atenderão aos padrões de excelência exigidos para o evento: Deodoro, São Cristóvão, Maracanã, Engenho de Dentro, Madureira, Vila Militar, Magalhães Bastos, Mercadão de Madureira, Penha e Olaria

-Este ano, as estações que sofrerão intervenções de melhorias são Oswaldo Cruz (conclusão em novembro), Méier, Madureira, Cascadura Praça da bandeira e São Francisco Xavier (todas com conclusão prevista para dezembro)

-Novo trecho Santa Cruz -Itaguaí (11km): o projeto ainda está em estudo pelo governo do estado

-Revitalização dos trechos Gramacho-Saracuruna (ainda em fase de projeto) e Saracuruna -Vila Inhomirim (os dormentes já foram substituídos)

-Instalação, este mês ainda (agosto), de borrachões em 17 estações para diminunir o vão entre o trem e a plataforma

-Sistema de comunicação direta entre o Centro de Controle Operacional e as composições permitirá agilidade na informação aos passageiros a bordo (conclusão em dezembro de 2011)

-Serão instaladas em outubro câmeras de segurança nas estações de Deodoro (37), Japeri (42), Nova Iguaçu (16). E em dezembro em Santa Cruz (938) e Saracuruna (38)

Links Patrocinados

Viaje para Paris
Oferta de Passagens internacionais. Descontos de ate 95% em ate 10x!
SubmarinoViagens.com.br/Paris

Corte a Laser e Dobra
Serviço de corte a laser em chapas de aço inox, carbono e alumínio.
buzas.com.br

Aluguel de carros no Rio
Promoções-7dias, 15dias, mensal. Rio de Janeiro-021-3351-1828
www.expressrentacar.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário