quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Trens/RJ Rio ganharão 70 mil lugares para transporte até 2012

25/08/2011 - R7

Meta será cumprida com novos trens e novo sistema de intervalos

O presidente da Supervia, empresa de trens metropolitanos do Rio de Janeiro, Carlos José da Cunha, informou nesta quarta-feira (24) que os passageiros vão ganhar 70 mil novos lugares diários para viajar. A meta pretende ser cumprida com o novo sistema de intervalos e a entrada em operação de novos trens. O anuncio foi feito na comissão de transportes da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).

- O primeiro trem comprado na China está a caminho do Brasil e deve chegar já em setembro. Ele vai passar por um período de testes de cerca de 20 dias, e então outros 30 trens já comprados vão começar a chegar, numa média de quatro por mês a partir de novembro.

Ele esclareceu também que haverá mudanças no sistema de sinalização, que passará a ser automatizado, permitindo uma redução no intervalo entre as composições. O ramal de Deodoro, na zona norte, que hoje tem demora de oito a dez minutos, passaria a ter intervalos de apenas três minutos.

Cunha disse que além desses investimentos, a empresa também está reformando 73 trens da frota atual, com revitalização interna e instalação de ar-condicionado. Segundo a companhia, as mudanças serão concluídas no ano de 2016, totalizando investimentos de R$ 1,2 bilhões.
 
O presidente da comissão de transportes, o deputado Marcelo Simão (PSB) considerou positivos os dados apresentados, e afirmou que pretende cobrar a consolidação de todas as metas apresentadas. 

- Espero que com esta nova administração os investimentos aconteçam de fato. Queremos ver tudo isso funcionando, porque a população do Rio não aguenta mais ficar esperando.

Curto prazo

Além dos planos a longo prazo, o presidente apresentou o programa “Supervia em Movimento”, que prevê mudanças para serem feitas até abril de 2012. Entre as metas estão o aumento da oferta de vagas, reforma e ampliação de estações, fidelização de plataformas, mudanças na comunicação com os passageiros, melhorias na acessibilidade e um novo sistema de limpeza dos trens.

- Com a fidelização os ramais são identificados por cores, e param sempre nas mesmas plataformas nas estações, reduzindo confusões que eram comuns.

Fonte: Do R7 do Rio de Janeiro
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário