terça-feira, 18 de outubro de 2011

Banco Mundial discute financiamento de 60 trens para o Rio

18/10/2011 - Valor Online

Valor pode alcançar US$ 600 milhões; trens serão usados para atender à Copa do Mundo de 2014 e à Olimpíada de 2016

Uma missão do Banco Mundial (Bird) desembarca no Rio na próxima semana para discutir com o governo do Estado detalhes de um financiamento de até US$ 600 milhões para a compra de 60 trens unidades elétricos (TUEs) que serão incorporados à frota da Supervia, concessionária de trens urbanos da região metropolitana, para atender à Copa do Mundo de 2014 e à Olimpíada de 2016.

O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, disse que a missão do Bird vai cumprir agenda de trabalho no Estado entre 24 e 28 de outubro. A ideia, segundo Lopes, é definir uma série de questões envolvendo o lançamento do edital de licitação internacional para a compra dos 60 TUEs. O secretário afirmou que a licitação será montada para a entrega dos trens com prazo de 18 meses a partir da assinatura dos contratos.

A tendência, segundo Lopes, é que fabricantes do Brasil, da Europa e da Ásia, entre outros, se interessem em participar da licitação. Empresas da Coreia do Sul e da China estão entre os fabricantes que já venceram licitações no passado recente para fornecer TUEs à Supervia.

Os trens a serem encomendados na licitação dos 60 TUEs vão se somar a outras 34 unidades já compradas da China e que também contaram com financiamento do Bird dentro da segunda etapa do Programa Estadual de Transporte (PET II). "A licitação que vamos lançar é um projeto adicional ao PET II", disse Lopes. Segundo ele, a Supervia também está avançando nas discussões para comprar mais 30 TUEs por conta própria.

Ou seja, no total, a concessionária deve contratar 124 TUEs, que vão começar a operar nos próximos anos. O presidente da Supervia, Carlos José Cunha, está em viagem à China para prospectar com diferentes fabricantes a compra dos 30 TUEs diretamente pela concessionária, disse Lopes. Uma fonte próxima das negociações lembrou que faz parte do compromisso olímpico do Rio para 2016 adquirir um total de 120 novos TUEs. Cada TUE é composto por quatro carros de passageiros.

Fonte: Valor Online
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário