terça-feira, 20 de março de 2012

20/03/2012 - Monitor Mercantil

Novo trem chinês entra em operação nesta terça-feira

O primeiro trem faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2,4 bilhões no sistema ferroviário urbano.

Entra em operação nesta terça-feira o primeiro dos 30 novos trens chineses comprados pelo governo do estado. A composição será inaugurada pelo governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, na sede da SuperVia. Com capacidade para 1.300 passageiros, os novos trens são equipados com ar condicionado, painéis de led, tv"s de plasma, câmeras de monitoramento interno, bagageiros e sistema de comunicação direta com o Centro de Controle Operacional.

O primeiro trem faz parte de um pacote de investimentos de R$ 2,4 bilhões no sistema ferroviário urbano. Além dos 30 novos trens que começam a entrar em circulação, a Secretaria estadual de Transportes está finalizando o processo de licitação para compra de mais 60 composições. O governo do estado também determinou que a SuperVia compre outros 30 trens e reforme 73 composições da frota atual. Ainda no início do segundo semestre deste ano, todos os 30 novos trens chineses já estarão em operação nos ramais da SuperVia.

Também será reinaugurada nesta terça-feira a estação Silva Freire, no bairro do Méier, fechada por 22 anos. A estação, reformada pela SuperVia, conta agora com novo mezanino, coberturas nas plataformas de embarque e desembarque, passarelas para pedestres e piso tátil. A estação servirá como parada para trens semidiretos (ramal Japeri e Santa Cruz), contribuindo ainda para um melhor fluxo de passageiros nas estações Méier e Engenho de Dentro.

O evento desta terça-feira, que também contará com visita ao novo Centro de Controle Operacional da SuperVia, terá ainda as presenças do secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e do presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

Fonte: Jornal Monitor Mercantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário