terça-feira, 20 de março de 2012

Supervia estreia primeiro trem chinês

20/03/2012 - O Globo

Depois de dois anos de espera, entra em operação, nesta terça-feira, o primeiro dos 34 trens chineses comprados pelo governo estadual, em 2009, para a SuperVia. A estreia da composição, que custou US$ 188 milhões, será no ramal de Deodoro, às 11h, e contará com a presença do vice-governador Fernando Pezão e da secretária estadual de Transportes, Julio Lopes.

A concessionária também irá reinaugurar a estação Silva Freire, no Méier, que ficou fechada por 22 anos, e servirá de parada nos ramais de Japeri e Santa Cruz. O projeto surgiu da necessidade de distribuir o fluxo de passageiros nas estações vizinhas do Méier e do Engenho de Dentro.

Durante os primeiros 30 dias de operação, o novo trem funciona fora dos horários de rush, até Campo Grande, com quatro vagões. Quando o restante das composições começarem a operar, os 34 trens passam a circular nas horas de pico, com oito vagões, nas linhas paradoras de Campo Grande, Bangu e Deodoro. Os trens que hoje circulam no ramal de Deodoro serão realocados em serviços expressos de outras linhas.

Com isso, os usuários terão acesso a mais composições com ar-condicionado durante a hora do rush, nas linhas mais movimentadas. Atualmente, existem apenas 38 trens climatizados: 20 asiáticos e 18 reformados. Os novos trens têm capacidade para 1.300 passageiros, além de câmeras internas, bagageiros, televisões de plasma e comunicação direta com o centro de controle operacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário