sábado, 2 de junho de 2012

No Rio, Com sete trens novos, SuperVia oferece mais 50 mil lugares por dia

02/06/2012 - Segs.com.br

Oitavo trem chinês de uma série de 30 entrará em circulação na próxima semana. Até outubro todos estarão funcionando

Os sete trens chineses novos, já em circulação no Rio de Janeiro, estão proporcionando diariamente mais 50 mil lugares aos passageiros da SuperVia no ramal Deodoro. Esse número continuará crescendo na próxima semana, com a entrada em circulação do oitavo trem chinês de uma série de 30 que serão integrados à frota da SuperVia até outubro deste ano.

Cada trem chinês, composto por quatro carros com ar condicionado, TVs e letreiros em LED, bagageiro, proteção acústica e câmeras de vigilância, entre outros itens de conforto e segurança, pode transportar até 800 passageiros por viagem.

Na semana passada, a SuperVia também acrescentou uma oferta de 26 mil lugares em sua programação de trens aos sábados. A medida melhora o fluxo de passageiros, e foi alcançada com a readequação dos horários dos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro. A nova programação conta com um período maior de circulação dos trens semi-diretos (ramais Santa Cruz e Japeri) e a adição de viagens no ramal Deodoro.

Os trens chineses são parte de um programa de transformação do sistema de transporte ferroviário do Rio de Janeiro. São investimentos de R$ 2,4 bilhões, divididos meio a meio entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a nova gestão da SuperVia, desde o ano passado sob controle da Odebrecht Transport, empresa de mobilidade urbana, transporte e logística da Odebrecht S.A..

Os 30 trens chineses novos foram adquiridos pelo Governo do Estado, que este ano fez licitação para comprar outras 60 composições. Caberá à SuperVia adquirir mais 30 trens novos até 2016 e reformar 73 de sua atual frota de 160 composições. A previsão é a de que até 2014 todos os trens da SuperVia terão ar condicionado – atualmente, 41 oferecem este conforto.

Dentro do mesmo programa que nos próximos quatro anos transformará os trens do Rio de Janeiro em moderno metrô de superfície, a SuperVia construiu e colocou em funcionamento em janeiro deste ano um novo Centro de Controle Operacional, que permite mais agilidade em toda a malha ferroviária. Além disso, um novo sistema de sinalização automática na via férrea e nos trens já está sendo instalado e testado. Até o final do ano estará funcionando no ramal Deodoro, e no próximo ano em todos os demais ramais. Com esse novo sistema de sinalização, o intervalo entre os trens no horário de pico diminuirá de seis para três minutos.[6]

Com sua malha viária de 270 km e média por dia útil de 540 mil passageiros, a SuperVia faz atualmente 765 viagens por dia entre as suas 99 estações (a centésima está sendo construída no Corte 8, em Duque de Caxias). Atende ao Rio de Janeiro e a mais onze municípios (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim).

Nenhum comentário:

Postar um comentário