sexta-feira, 6 de julho de 2012

Conforto e insegurança marcam os contrastes nos trens do Rio

04/07/2012 - G1

Equipe do RJTV fez viagem em composições nova e antiga. Nos trens novos, conforto; nos antigos, furtos e perigos.

Os passegeiros do sistema de transporte ferroviário do Rio vivem atualmente momentos distintos. De um lado, com os 11 novos trens chineses, passageiros desfrutam de espaço e conforto nas viagens. Já quem viaja nos trens antigos encara uma viagem de sufoco: superlotação, calor e furtos.

Uma equipe do RJTV realizou nesta terça-feira (3) uma viagem em um dos novos trens que vieram da China, e nos vagões mais antigos. Passageiros também reclamaram do aumento de furtos.

No modelo antigo de trem na estação de Japeri, na Baixada Fluminense, uma composição circulava com as portas abertas, o que é um risco para os passageiros. Até a estação Central, apenas dois ventiladores funcionavam normalmente no trem.

As imagens mostram que os passageiros fazem força para a porta não abrir durante o trajeto. Alguns revelaram ter medo de cair do trem. Outra queixa diz respeito aos furtos que ocorrem dentros dos vagões.

“Está tendo muito assalto dentro do trem, gente roubando no trem. Outro dia, em Deodoro, levaram a bolsa da mulher, a mulher ficou desesperada, sem ação. Tem que botar mais guarda dentro do trem”, reclamou um passageiro.

Conforto em Deodoro
No ramal de Deodoro, a realidade é outra. Todos os novos trens chineses circulam no ramal. Na viagem até Central, nenhum tumulto foi flagrado. Alguns usuários revelaram que a viagem ficou mais tranquila. Os trens circulam bem mais vazios.

A SuperVia informa que desde que começaram a circular, os trens adquiridos pelo governo do estado oferece 80 mil lugares a mais nas operações durante os dias úteis.

De acordo com a concessionária, os ramais Saracuruna e Belford Roxo não receberam ainda as novas composições. A concessionária informou que novos testes serão feitos até que a nova frota comece a circular nestes ramais.

Até outubro, todas as 30 composições compradas pelo estado estarão em circulação, garante a concessionária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário