domingo, 1 de julho de 2012

Sérgio Cabral visita Centro de Controle Operacional da SuperVia

24/06/2012 - O Dia Online

O governador Sérgio Cabral testou um dos trens chineses que fazem parte da frota da SuperVia

Rio -  Na manhã deste domingo o governador Sérgio Cabral visitou as instalações do Centro de Controle Operacional da SuperVia, localizado no bairro Santo Cristo.

Durante a visita, que antecedeu a inauguração da nova estação Manguinhos (ramal Saracuruna), o governador conheceu o centro que controla a operação ferroviária no Rio de Janeiro e em mais 11 municípios da região metropolitana.

O presidente da SuperVia, Carlos José Cunha e o diretor de operações, João Gouveia, mostraram ao governador o funcionamento das dinâmicas telas de operação.

O governador Sérgio Cabral testou um dos trens chineses que fazem parte da frota da SuperVia | Foto: Paulo Araújo / Agência O Dia

“Este novo Centro de Controle é dotado de tecnologia nacional de ponta e representa agilidade ao controle de tráfego ferroviário. Ele tem sistema de comunicação integrada, plano de contingência, painel digital com informações de todo o sistema e o monitoramento das estações por meio de câmeras de segurança.”, ressaltou Carlos José durante a visita.

O governador conferiu o funcionamento do sistema de megafonia, que permite comunicação direta entre o supervisor do Centro de Controle e os passageiros nos trens.

Na ocasião, anunciou a entrada em operação do décimo trem chinês, que acontecerá nesta segunda-feira. Ele falou aos passageiros de todas as composições em circulação no momento e ainda anunciou a partida de um dos trens na estação Central do Brasil.

Além da reforma do Centro de Controle, a SuperVia possui, em parceria com o Governo do Estado, um programa de investimento de R$ 2,4 bilhões, que inclui renovação da frota de trens, instalação de um novo sistema de sinalização e a revitalização de toda a infraestrutura ferroviária. Após a visita, a comitiva seguiu para a cerimônia de inauguração da nova estação Manguinhos, no ramal Saracuruna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário