domingo, 1 de julho de 2012

SuperVia investe em ramais

29/06/2012 - Revista Ferroviária

Passageiros na estação Suruí do ramal de Guapimirim
A SuperVia, concessionária dos trens urbanos do Rio de Janeiro, está investindo R$ 50 milhões em melhorias nos ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim. O montante engloba obras na via permanente, nas estações e a reforma de locomotivas e carros de passageiros.  A aplicação dos recursos começou no ano passado e vai até 2017.

No ano passado, a concessionária iniciou as melhorias no ramal de Guapimirim, que estava inoperante. Foram realizadas obras na via, reforma da estação Meia-Noite e da ponte de Suruí. O percurso, que antes era feito em 1h30min, passou para 1h15min. O diretor de operações do teleférico do Alemão e dos ramais de Vila Inhomirim e Guapimirim, Luiz de Souza, explica que a reforma proporcionou uma viagem mais rápida e mais segura. A concessionária já iniciou neste ano as obras no outro ramal.

A empresa já operava o ramal de Vila Inhomirim e, em maio do ano passado, recebeu do governo o de Guapimirim.   Os trens elétricos saem da Central do Brasil e quando chegam a Saracuruna se dividem em dois ramais: Saracuruna-Guapimirim, com 42 km, e Saracuruna-Vila Inhomirim, com 15 km.  Os ramais não são eletrificados e usam trens diesel, com locomotivas e carros.  O material rodante é compartilhado. 

Os ramais contam com seis locomotivas, sendo cinco em operação e uma em reforma. Estão operando três máquinas GE U12 (duas antigas e uma reformada pela WCR) e duas GM12 que foram alugadas da Locofer. As locomotivas da Locofer começaram a operar em maio. Elas eram usadas na Ferrovia Tereza Cristina, no transporte de carvão.

A outra locomotiva está sendo reformada pela Progress Rail. Quando esta máquina for entregue, em outubro, a SuperVia iniciará a reforma das outras duas máquinas antigas, gradativamente.

Os ramais contam ainda com seis carros de passageiros, sendo três deles reformados e em operação, e outros três em reforma, prevista para terminar em agosto.

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