sábado, 11 de agosto de 2012

SuperVia investe em redes sociais para comunicação mais ágil com os passageiros

10/08/2012 - Portal Nacional de Seguros

A SuperVia tem, hoje, mais de 9.000 seguidores no Twitter e pretende alcançar a marca de 15 mil até o fim do ano. Para atingir a meta, foi contratada uma agência especializada em conteúdo digital, a Live Content.

Por Julia Santhiago

A SuperVia, concessionária que administra o sistema ferroviário de passageiros no Rio de Janeiro, descobriu nas redes sociais uma eficaz ferramenta de comunicação com seus clientes. O compartilhamento virtual de informações sobre o funcionamento dos trens permitiu o desenvolvimento de uma nova estratégia: a comunicação pela web 2.0.

“A transparência e agilidade na comunicação com nossos passageiros são as diretrizes que orientam nossa atuação no Twitter. Queremos estar à frente no contato com os clientes por meio da rede: ouvir sugestões, reclamações, questionamentos e informar aos passageiros sobre os serviços”, explica o gerente de Comunicação e Marketing da concessionária, Thiago Nehrer.

A SuperVia tem, hoje, mais de 9.000 seguidores no Twitter e pretende alcançar a marca de 15 mil até o fim do ano. Para atingir a meta, foi contratada uma agência especializada em conteúdo digital, a Live Content. O recém-lançado Facebook da empresa atingiu em uma semana a marca de 140 seguidores.

“O objetivo é mostrar para este público que a nova gestão da concessionária está empenhada em solucionar questões demandadas por eles no dia a dia no que tange à circulação, conservação de estações e investimentos”, explica Thiago.

Algumas reivindicações já foram atendidas, como reclamações sobre a temperatura do ar-condicionado, problemas com equipamentos de áudio e escada rolante. Há casos em que o passageiro acionou a empresa por meio do Twitter e a queixa foi solucionada antes do fim da viagem.

O sucesso desta interação só é possível frente às melhorias obtidas com investimentos comprometidos pela empresa, da ordem de R$ 2,4 bilhões, em parceria com o Governo do Estado. Desde março, foram colocados dezessete novos trens em circulação, um adicional de 100 mil lugares. As estações também ganharão melhorias e serão modernizadas conforme os padrões de acessibilidade até 2020. No início de 2012 foi inaugurado o novo Centro de Controle Operacional, resultado de um investimento de R$ 40 milhões que permite maior agilidade e segurança ao controle de tráfego.

A estratégia de atuação nas redes segue o mesmo conceito da atual campanha de marketing da concessionária, assinada pela Tátil. A campanha “Transforma Trem” aposta na contribuição dos passageiros para aprimorar os serviços e os convida a enviar sugestões pelo hotsite (www.transformatrem.com.br), além de conhecer todo o processo de renovação da empresa, controlada pela Odebrecht Transport. Em menos de um mês nas ruas, cerca de 3 mil sugestões já foram recebidas pela empresa. 

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