sábado, 27 de outubro de 2012

Linhas férreas ganharão viadutos e passarelas

11/10/2012 - O Globo, Renata Leite

Estado aproveitará empréstimo de R$ 200 milhões do Bird para investir em obras que reduzam acidentes

Parte dos cruzamentos de ruas e avenidas com a linha férrea - as chamadas passagens de nível - está com os dias contados. Segundo a SuperVia, eles serão substituídos por viadutos, como noticiou na quarta-feira Fernando Molica em sua coluna no jornal "O Dia". As passagens de nível foram cenário de, em média, mais de dois acidentes por mês desde o início de 2011. Só este ano foram registrados 25, de acordo com a SuperVia.
A concessionária ficará responsável por elaborar os projetos das obras, e a verba necessária será repassada parcial ou integralmente pelo governo do estado. Os investimentos, que devem ficar em torno de R$ 200 milhões, serão oriundos de um empréstimo do Banco Mundial para a compra de novos trens e a reforma de antigos.
Como as composições foram adquiridas a um preço mais baixo do que o previsto, a sobra será utilizada na nova empreitada. Os primeiros viadutos serão construídos na Pavuna e em Campos Elíseos (Duque de Caxias).
Projeto prevê passarelas
Também serão erguidas passarelas para pedestres, pois este ano já foram contabilizados 16 atropelamentos nos trilhos. A previsão inicial é que sejam construídos ou reformados cinco viadutos e 28 passarelas. Além disso, os muros que margeiam a linha férrea passarão por reforma, para impedir que pedestres tenham acesso aos trilhos. A expectativa é que o projeto seja concluído até o fim de 2013.
Atualmente, a concessionária contabiliza aproximadamente 50 passagens de nível clandestinas, por onde circulam dezenas de veículos por dia. Há ainda 39 cruzamentos oficiais, sinalizados de acordo com as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Além de dar mais segurança a passageiros, motoristas e pedestres, as intervenções visam a um aumento na velocidade dos trens nas regiões onde hoje há passagens de nível.
Linha férrea será isolada
Em nota, o diretor de Operações da SuperVia, João Gouveia, informou que, "em diversos trechos, os maquinistas são obrigados a reduzir a velocidade dos trens e a atrasar a circulação por causa de invasão da linha férrea, principalmente em passagens de nível não autorizadas". Por isso, "a SuperVia considera indispensável o isolamento completo da área restrita à circulação de trens".
No último dia 3, 11 pessoas, entre elas duas grávidas, ficaram levemente feridas numa batida entre um caminhão e um trem do ramal de Belford Roxo. O acidente aconteceu por volta das 6h30m, numa passagem de nível próxima à estação da Pavuna. A circulação do ramal ficou interrompida no trecho até as 9h.


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