terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Alstom inagura fábrica contando com novas encomendas

04/12/2012

Alstom e SuperVia assinaram ontem, dia 3 de dezembro, no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, um acordo para a montagem, em Deodoro, subúrbio do Rio, de uma fábrica de trens elétricos, "encerrando o ciclo de importação de trens da China", segundo Julio Lopes, secretário de Transportes do Estado. Parte do acordo foi entregar à Alstom a encomenda de 20 TUEs de quatro carros, conforme previsto no contrato que estendeu a concessão da Supervia até 2043.

A instalação será construída, com investimento da SuperVia, no terreno da antiga fábrica de vagões da Cia. Comércio e Construções, com 32 mil m2. Depois da inauguração da fábrica de locomotivas da Progress Rail/Caterpillar, quinta feira 29, em Sete Lagoas (MG), é a segunda fábrica de material ferroviário inaugurada em menos de uma semana, ocupando instalações desativadas. A da Progress Rail/Caterpillar foi montada dentro de uma antiga oficina da Rede Ferroviária.

Fim do ciclo chinês

"O governador me disse: só vamos comprar trens no Brasil quando fizerem uma fábrica no Rio", declarou Julio Lopes, presentes o governador Sergio Cabral, o vice Luis Fernando "Pezão" de Souza, o presidente da Odebrecht Transport, controladora da SuperVia, Paulo Cesena, o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, e o presidente da Alstom, Marcos Costa e o diretor de Infraestrutura do BNDES, Guilherme Lacerda. "Se não fabricar no Rio, vamos comprar em outro lugar", acrescentou. Nos últimos três anos, o governo do Rio de Janeiro importou 90 trens da China para a Supervia.

O contrato entre Alstom e Supervia foi finalizado domingo à noite, num esforço para manter a solenidade programada para ontem. Prevê que a Alstom pagará à Supervia um arrendamento pelo terreno e pelas instalações da fábrica. E que a ocupação só continuará além dos 20 TUEs se houver outras encomendas. Mas ontem, no Palácio, ninguém parecia duvidar disso: "teremos primeiro os 15 trens da Linha 4, depois os VLTs da prefeitura, depois a renovação da frota do Metrô Rio, que é da década de 70, depois um bonde moderno para Santa Tereza", dizia Julio Lopes. "Há ainda os 10 trens adicionais que a SuperVia deve adquirir dentro do contrato de concessão". Ao seu lado, o diretor do BNDES, Guilherme Lacerda, secundava: "vamos participar de maneira grandiosa do financiamento da Linha 4, negociando prazo de carência e taxa de juros extremamente favoráveis". E o presidente da Supervia, aparte: "na pior das hipóteses, ficamos com uma bela oficina.

As primeiras composições, que entrariam em circulação apenas em 2016, de acordo com o contrato de concessão da SuperVia, já começarão a circular em fevereiro de 2014, dois anos antes do previsto. Todos os 20 novos trens (80 carros no total) encomendados nesta primeira fase do contrato com a Alstom serão entregues até setembro de 2014. Eles foram adquiridos diretamente pela Supervia – com financiamento de R$ 300 milhões do BNDES – dispensando licitação.

A aquisição dos trens faz parte do programa de investimentos da SuperVia que, em parceria com o Governo do Estado, aplica R$ 2,4 bilhões na revitalização do sistema ferroviário de passageiros na região metropolitana do Rio de Janeiro. Os 20 trens contarão com design inovador, ar-condicionado, passagem interna entre os vagões, sistema que não permitirá a abertura de portas durante as viagens, TVs e painéis de LED, mapa de linhas digital e capacidade para transportar até 250 passageiros por composição. No total, serão disponibilizados 20 mil lugares a mais para os clientes dos trens.

A nota de humor ficou por conta do presidente da SuperVia, Carlos Cunha, que ao fazer uma apresentação sobre a empresa disse que atualmente os passageiros sabem, ao chegar à estação Central do Brasil, de qual plataforma sairá o seu trem: "pois outro dia estava em Congonhas me preparando para embarcar no portão 2 e ouvi pelo alto falando que devido ao reposicionamento de aeronaves o embarque seria pelo portão 12. Quase perdi o voo".


Enviado via iPhone

Um comentário:

  1. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir