quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Frota da SuperVia ganhará reforço de 20 novos trens

04/12/2012 - O Repóeter..com, Andre Gomes de Melo

Supervia promete 20 novos trens em circulação até 2014

A SuperVia e a empresa Alstom Brasil assinaram na última segunda-feira(3) um contrato para a compra de 20 novos trens e para a instalação de uma fábrica de montagem na Zona Oeste do Rio. A aquisição, que estava inicialmente prevista para o período entre 2016 e 2020, foi antecipada para acelerar o processo de modernização do sistema ferroviário do estado. Todos os 20 trens encomendados nesta primeira fase do contrato serão entregues até setembro de 2014. O investimento de mais de R$ 300 milhões ainda inclui a construção de uma fábrica de montagem de trens em Deodoro, que será erguida em um terreno da SuperVia de 32 mil m2.

"Estamos mudando o setor de transporte no Rio de Janeiro, e esse processo se faz com a construção de muitas mãos. Não há dúvidas de que a parceria entre o setor público e o privado é muito importante para realizar o que a população deseja. Também vamos gerar emprego na indústria ferroviária, e a encomenda dos 20 novos trens será só o primeiro passo para a fábrica de Deodoro", disse o governador Sérgio Cabral, durante a cerimônia de assinatura do contrato.

A previsão é de que a unidade na Zona Oeste esteja pronta no primeiro semestre de 2013, em um empreendimento que irá gerar cerca de 70 empregos diretos. Já para a produção dos 20 novos trens, serão criados 50 empregos diretos e 150 indiretos.

Os trens que serão produzidos pela Alstom para a renovação da frota da SuperVia terão design inovador, ar-condicionado, TVs e painéis de LED, além de sistema que não permitirá a abertura de portas durante as viagens.

"As novas composições vão melhorar a qualidade do transporte para os passageiros, que poderão contar com trens novos e confortáveis no dia a dia", disse o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha.

Revitalização do sistema ferroviário

A aquisição de novos trens faz parte do programa de investimento da SuperVia que, em parceria com o Governo do Estado, aplica R$ 2,4 bilhões na revitalização do sistema ferroviário de passageiros na Região Metropolitana do Rio.

"Se antes as concessionárias estavam desestimuladas e faziam poucos investimentos, agora, em parceria com o Estado, investem cada vez mais no transporte público e melhoram a qualidade dos serviços", explicou o secretário de Transportes, Julio Lopes.







Enviado via iPhone

Nenhum comentário:

Postar um comentário