sexta-feira, 29 de março de 2013

SuperVia: Até 2016 toda a frota estará com ar condicionado

SRZD - 29/03/2013

João Gouveia fala, sobre a revitalização dos trens antigos: Os trens de aço-carbono, os verdes, serão aposentados.

Por Ana Luiza Albuquerque

Em 2012, os passageiros dos trens da SuperVia puderam notar que algumas embarcações estavam mais modernas e já contavam com ar condicionado. A novidade faz parte da renovação da frota da empresa, e nós, do SRZD, entrevistamos João Gouveia Ferrão Neto, Diretor de Operações da SuperVia, para entender melhor como acontecerão as mudanças.

"O processo teve início em 2012, quando recebemos 30 trens chineses do governo. Mais 60 trens já foram assinados também pelo governo, e devem começar a chegar no final de 2014. Os 90 trens, juntos, representam um investimento de R$ 1,2 bilhão. Além disso, a SuperVia comprou, por R$ 300 milhões, mais 20 trens franceses, que serão montados em uma fábrica que está sendo construída em Deodoro", afirma João. "A SuperVia também investiu R$ 1,2 bilhão, somando a compra dos 20 trens, a revitalização de uma parte dos antigos, melhoria de infra-estrutura, reforma de estações e duplicação do trecho Gramacho-Saracuruna", ele acrescenta.

João Gouveia falou, ainda, sobre a revitalização dos trens antigos: "Os trens de aço-carbono, os verdes, serão aposentados. Já os de aço inox sofrerão uma forte revitalização e ganharão ar condicionado, ficando praticamente novos. Essa revitalização custará R$ 190 milhões". "Até 2016 toda a frota, que contará com 231 trens, estará com ar condicionado e revitalizada. Uma viagem em um trem com ar condicionado é mais silenciosa, tranquila, e assim é proporcionado um serviço melhor, atendendo a expectativa do cliente. Hoje, 83 dos 185 trens já possuem o aparelho. Além disso, com a chegada dos 30 trens chineses, estamos ofertando mais lugares ao passageiros, 290 mil por dia", ele comenta sobre os benefícios das mudanças.

"Avalio que o serviço está em pleno processo de transformação e que o objetivo é transformar o mais rápido possível. Ainda existe muito trabalho pela frente, e estamos empenhados nisso", conclui o Diretor de Operações da SuperVia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário