quarta-feira, 21 de agosto de 2013

SuperVia se alia à Alstom para produzir trens no Rio

21/08/2013 - Monitor Mercantil

A Alstom está sendo investigada na Suíça e no Brasil pela acusação de pagar propinas a integrantes do Governo de São Paulo em 1998, na gestão de Mário Covas (PSDB).

A SuperVia, controlada pela Odebrecht TransPort, se aliou à francesa Alstom para construção de uma fábrica de montagem de trens em um terreno de 32 mil metros quadrados da concessionária localizado no bairro de Deodoro, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O investimento na modernização do sistema de transporte ferroviário da Região Metropolitana supera R$ 300 milhões, com financiamento do BNDES. Na fase de construção da fábrica, que estará pronta no fim deste ano, a previsão é de que sejam gerados cerca de 70 empregos diretos. Já para a produção de 30 trens, estão previstos 50 empregos diretos e 150 indiretos.

A Alstom está sendo investigada na Suíça e no Brasil pela acusação de pagar propinas a integrantes do Governo de São Paulo em 1998, na gestão de Mário Covas (PSDB). O grupo francês também foi envolvido na denúncia, feita pela alemã Siemens, de formação de cartel em licitações do metrô paulista.

O gerente do Departamento de Mobilidade e Desenvolvimento Urbano do BNDES, Carlos Malburg, frisou que o banco – que financiou cerca de 75% do valor total do programa de investimentos da SuperVia e do Governo do Estado do Rio de Janeiro na modernização dos trens urbanos – visa sempre incrementar a indústria local. "Isso já está sendo feito na medida em que o BNDES só financia os equipamentos nacionais, conforme índice de nacionalização estabelecido nas regras da Finame."

Fonte: Monitor Mercantil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário