quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Trens param em estações da Zona Norte e vândalos quebram vagões da SuperVia

29/08/2013 - O Globo

Segundo a concessionária, problema foi na rede aérea próximo à estação de Oswaldo Cruz
Passageiros tiveram que descer nos trilhos, e a circulação das composições foi prejudicada

LEONARDO BARROS

Problema em trem causou tumulto na estação da SuperVia, em Oswaldo Cruz Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Problema em trem causou tumulto na estação da SuperVia, em Oswaldo Cruz Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

RIO - Um problema na rede aérea, próximo à estação de Oswaldo Cruz, na Zona Norte, causou transtornos aos passageiros em várias estações da SuperVia, na manhã desta quinta-feira. Três trens - um que seguia de Santa Cruz para a Central do Brasil e outros que iam de Japeri para a Central - tiveram a viagem interrompida ao passarem pelas estações Engenho de Dentro e Oswaldo Cruz, e as pessoas tiveram que desembarcar na linha férrea. Por causa da paralisação das três composições, os ramais Santa Cruz e Japeri operaram com atrasos de 15 a 20 minutos. A circulação só foi normalizada por volta das 11h50m.

Revoltados, passageiros se aproveitaram da situação para quebrar as janelas de vagões, que estavam parados em Oswaldo Cruz. Usando pedras e pedaços de madeira, os vândalos agiram sem a presença de seguranças e policiais.

A funcionária da Infoglobo, Aline Cristina da Silva, de 29 anos, teve que desembarcar na estação de Marechal Hermes. De acordo com ela, não havia funcionários da concessionária para esclarecer o problema.

— Tivemos que descer do trem, sem nenhuma ajuda dos funcionários da SuperVia. Descemos e ficamos sem informação. As pessoas estão revoltadas e estão ameaçando quebrar toda a estação — disse Aline.

De acordo com a concessionária, o Grupamento de Polícia Ferroviária e os batalhões da área foram acionados para tomar as providências necessárias. Por medida de segurança, as estações entre Deodoro e Engenho de Dentro precisaram ser fechadas. Os maquinistas das outras composições estão sendo orientados a reduzir a velocidade ao passarem pelo local.

A SuperVia informou, em nota, que todas as estações estão abertas para embarque e desembarque. Os trens de ramal Japeri ainda estão circulando pela linha auxiliar. Por medida de segurança, as estações dos ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri ficaram fechadas entre 8h e 8h40m. Segundo a concessionária, os passageiros que não puderam realizar o trajeto durante este período receberam vale-viagem.

O presidente da SuperVia, Carlos José Vieira Machado Cunha, afirmou, em entrevista à Rádio BandNews, que seis composições foram vandalizadas. Segundo ele, a preocupação inicial é normalizar a circulação dos trens em todos os ramais.

— Ainda não temos as causas definitivas do problema. O que eu posso dizer é que pelas característica seria um ato de vandalismo. A nossa rede aérea é muito exposta, então qualquer objeto que é jogado pode prejudicar. O que aconteceu hoje (quinta-feira) foi uma queda da rede aérea e isso levou à paralisação de três trens. Nós estamos preparados para resolver rapidamente todos os problemas que acontecem aqui. Infelizmente, nesse caso de hoje, os passageiros ficaram revoltados e bloquearam a via. Isso prejudicou a movimentação das composições e das equipes nas estações — disse o presidente da concessionária.
Segundo ele, o último problema, como esse, ocorreu há cerca de 15 meses.

A Agetransp informou, em nota, que abriu boletim de ocorrência para apurar o problema ocorridos nas estações de Engenho de Dentro e Oswaldo Cruz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário