quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Novo problema nos trens revolta passageiros no Rio

03/09/2013 - Jornal do Brasil

Composição pega fogo após revolta de passageiros com mais uma falha na SuperVia

Mais uma vez, trens da SuperVia apresentam problemas obrigando passageiros a caminhar sobre os trilhos, na manhã desta terça-feira (3). Uma composição que seguia de Santa Cruz para Central apresentou falha mecânica quando saía da estação Engenho de Dentro e parou com três composições fora da plataforma. Revoltados, passageiros atearam fogo no primeiro vagão do trem, que ficou completamente destruído. A paralisação provocou atrasos em outras estações.

Em nota, a Supervia confirmou que passageiros protestavam nos trilhos desde às 9h, na estação de Engenho de Dentro e Quintino. Várias estações foram fechadas. Com a interrupção e o incêndio, a circulação dos trens continuou interrompida por muito tempo. Revoltados, passageiros na estação de Engenho de Dentro fizeram com as mochilas o sinal de S.O.S. no chão, e deram-se as mãos, fazendo um grande círculo.

Segundo passageiros, a composição incendiada saiu às 6h de Santa Cruz e parou em Engenho de Dentro por quase uma hora. Um dos usuários que estava na composição incendiada contou como aconteceu. Segundo ele, em Realengo o trem apresentou problemas, mas seguiu viagem. Na estação de Engenho de Dentro, a composição parou fora da plataforma e as pessoas tiveram dificuldades para sair de dentro do trem. E quando caminhavam em direção à plataforma, o maquinista tentou deslocar o trem, causando uma gritaria e correria no local. Em seguida, duas outras composições chegaram à estação e também ficaram paradas.

"A plataforma ficou lotada. As pessoas ficaram revoltadas, senhoras tentavam pular de uma altura grande para sair do trem. Entre reclamações, colocaram pedras grandes nos trilhos para impedir a passagem das composições e a polícia militar e os seguranças da Supervia tentavam tirar os objetos. De repente, eu vi um foco de fumaça preta e muita confusão", contou o usuário, que não quis revelar a sua identidade.

O trânsito próximo à estação de Engenho de Dentro ficou completamente parado. Vias foram fechadas para a passagem dos caminhões do Corpo de Bombeiros. Este foi o segundo problema registrado nos trens da SuperVia em uma semana.

Com relação aos incidentes, a Supervia se pronunciou através de duas nota enviadas à imprensa. "Às 8h de hoje (03/09), uma composição que seguia de Santa Cruz para Central apresentou problema mecânico quando partia da estação Engenho de Dentro e parou com três carros fora da plataforma. Por medida de segurança, os outros trens precisam aguardar liberação para seguirem viagem até que todos os passageiros cheguem à plataforma da estação", explicou a nota. Após o incêndio, a empresa alegou que "passageiros não seguiram a orientação de andarem 60 metros até plataforma da estação Engenho de Dentro e permaneceram na linha férrea dificultando a retomada da circulação. Por medida de segurança, as estações dos ramais Deodoro e Santa Cruz precisaram ser fechadas. A SuperVia acionou o Grupamento de Polícia Ferroviária e o batalhão da área para tomar as providências necessárias", destacou a nota da Supervia.

Fonte: Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário