terça-feira, 3 de setembro de 2013

Trens param e fogo destrói trem da SuperVia

03/09/2013 - G1 Rio

Um trem que atende o ramal de Santa Cruz enguiçou próximo à estação Engenho de Dentro, no Subúrbio do Rio, e causou problemas na circulação, por volta das 8h desta terça-feira (3). De acordo com a Supervia, passageiros revoltados protestavam nos trilhos, por volta das 9h, e as 27 estações precisaram ser fechadas. Segundo a Globo News, passageiros revoltados atearam fogo em uma composição, no entorno da estação Quintino.

Por segurança, os trens pararam de circular e as estações ficaram lotadas. As composições do ramal de Japeri circulavam pela linha auxiliar, por volta das 9h10, de acordo com a concessionária.

A composição seguia para a Central do Brasil, quando parou com três carros fora da plataforma. Os passageiros precisaram desembarcar nos trilhos. Segundo a concessionária, os atrasos eram de 30 minutos no ramal, por volta das 8h30.

No dia 29 de agosto, um problemas na rede aérea provocaram mais de cinco horas de atraso nos trens da Supervia. Três composições enguiçaram e, revoltados, passageiros depredaram vagões e jogaram objetos nos trilhos. Apesar dos flagrantes, ninguém foi preso.

RF - Leia na íntegra  a nota emitida pela SuperVia:

"Às 07h56 de hoje (03/09), uma composição que seguia de Santa Cruz para Central apresentou problema mecânico quando partia da estação Engenho de Dentro e parou com três carros fora da plataforma.  Por medida de segurança, os outros trens precisam aguardar liberação para seguirem viagem até que todos os passageiros cheguem à plataforma da estação. 
 
Alguns passageiros não seguiram a orientação de andarem 60 metros até plataforma da estação Engenho de Dentro e permanecem na linha férrea dificultando a retomada da circulação. Por medida de segurança, as estações dos ramais Deodoro e Santa Cruz precisaram ser fechadas. A SuperVia acionou o Grupamento de Polícia Ferroviária e o batalhão da área para tomar as providências necessárias. Neste momento, os trens dos ramais Japeri estão circulando pela linha auxiliar e a circulação dos ramais Santa Cruz e Deodoro está acontecendo até a estação Deodoro.

Às 9h13 de hoje (03/09), um trem que estava parado na estação Quintino aguardando a normalização da circulação para seguir viagem, teve alguns equipamentos incendiados por terceiros. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e já trabalha no local com o apoio dos técnicos da SuperVia para controlar a situação.

Às 9h45, as estações dos ramais Santa Cruz e Deodoro foram reabertas e a circulação está sendo retomada gradativamente. O Corpo de Bombeiros e os técnicos da SuperVia permanecem na estação Quintino para controlar a situação e retirar o trem do local para liberar as linhas. A empresa esclarece que vinculou avisos aos passageiros que estavam dentro de todos os trens e de todas as estações a cada minuto informando sobre a situação.

A SuperVia esclarece que não existe nenhum material inflamável nos trens e, por isso, suspeita de que o fogo foi criminoso. A concessionária repudia com veemência atos como esses, que causam danos ao patrimônio público e põe em risco a viagem de milhares de pessoas. A concessionária lamenta os transtornos causados aos passageiros pelas atitudes irregulares realizadas por algumas pessoas e informa que todos os casos estão sendo rigorosamente apurados, com apoio da Polícia e do Governo do Estado do Rio de Janeiro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário