quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Rio irá receber novos trens chineses em 2014

05/11/2013 - Jornal do Brasil

A previsão é de que 14 das 60 composições já estejam no Rio de Janeiro até setembro

Em missão oficial à China, o Governo do Estado do Rio confirmou a antecipação de setembro para abril da entrega dos primeiros novos trens comprados em 2012 para reforçar a frota da concessionária SuperVia. A previsão é de que 14 das 60 composições já estejam no Rio de Janeiro até setembro. Quando todos os veículos estiverem em operação, a oferta diária será ampliada em mais 576 mil lugares para os passageiros do sistema ferroviário.

- Curta nossa página no Facebook

As empresas China National Machinery Import and Export Corporation (CMC) e a Changchun Railway Vehicles Co. Ltd. (CNR) formam o consórcio responsável pela fabricação das novas composições. A compra dos 60 trens está sendo financiada com recursos do empréstimo de US$ 600 milhões, captado junto ao Banco Mundial. Os veículos seguirão o mesmo padrão das outras 30 composições chinesas adquiridas anteriormente.

- A China é o maior parceiro comercial do Brasil, com grande contribuição do Rio de Janeiro – disse o vice-presidente da CMC, Chen Hualing.

Trinta unidades já em operação

O trabalho de recuperação do sistema ferroviário começou com a compra pelo Estado de 30 novos trens chineses, entregues em 2012. As composições também foram financiadas pelo Banco Mundial e fabricadas pelo consórcio chinês. No total, foram investidos U$166 milhões.

Com capacidade para até 1,2 mil passageiros cada, os veículos contam com tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem.

As composições também são dotadas de interiores mais amplos e confortáveis, equipados com painéis de LED, circuito interno de TV, ar-condicionado e bagageiro.

Os 30 trens já estão em operação e representam um aumento de oferta de 288 mil novas viagens por dia na SuperVia. A CMC forneceu, ainda, 19 trens ao MetrôRio por US$ 148,2 milhões.

Fonte: Jornal do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário