sexta-feira, 11 de julho de 2014

Estado e SuperVia entregam mais dois trens à população

05/07/2014 - Supervia

O primeiro trem chinês do segundo lote adquirido pelo Governo do Estado para os passageiros da SuperVia entrou em circulação no dia 2 de julho. A primeira viagem do veículo foi acompanhada pelo governador Luiz Fernando Pezão, pela secretária de Transportes, Tatiana Carius, e pelo presidente da concessionária, Carlos José Cunha, que anunciou, ainda, a entrada em operação do sétimo trem nacional comprado pela SuperVia.

A composição chinesa faz parte de um lote de 70 trens adquiridos pelo governo – outros 30 trens foram comprados em 2009 e operam nos ramais ferroviários desde 2012. O veículo desembarcou no Rio em maio, quatro meses antes do previsto em contrato. Em junho, chegaram mais três trens, que serão integrados à frota após passarem por fase de testes. O cronograma de entregas prevê a chegada de pelo menos quatro composições por mês.

Com tecnologia de ponta e modernos circuitos de tração e frenagem, o trem é mais amplo, climatizado e equipado com TVs, painéis de informações de LED e câmeras de monitoramento e tem capacidade para transportar até 1.200 passageiros.

- Em 2007 havia apenas 10 trens circulando com ar condicionado na SuperVia. Hoje são 104 composições refrigeradas. A meta é encerrar 2014 com 150 trens com ar, e, até 2015, ter 100% da frota equipada com ar condicionado – contabiliza a secretária Tatiana Carius.

Somados, os 70 novos trens representam aumento de 840 mil lugares por dia no sistema ferroviário do Grande Rio. A compra dos veículos, fabricados pelo consórcio chinês CMC/CNR/CRC, demandou investimentos de US$ 306 milhões, financiados pelo Banco Mundial. A licitação feita pela Secretaria Estadual de Transportes foi considerada a mais rápida da história da instituição, registrando o valor mais baixo em compra de trens na América Latina.
Dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu ainda 10 trens nacionais, dos quais seis já estão em circulação. A previsão é que até setembro os três restantes também estejam em operação plena. Compostas por oito carros, as composições também contam com ar condicionado, passagem interna entre carros, sistema de travamento de portas durante as viagens, e capacidade para transportar até 2.400 passageiros.

- Hoje é mais um dia de afirmação no compromisso em recuperar o sistema ferroviário e de contribuir com a mobilidade urbana do Rio de Janeiro. De uma só vez, apresentamos mais dois trens novos com ar condicionado e entregamos à população uma estação intermodal, com todos os itens de acessibilidade, que passará a receber trens de cinco ramais elétricos e em um ponto crucial para a cidade. Aqui, o passageiro poderá fazer a integração trem-metrô estando mais próximo a vias importantes da região -, ressaltou Carlos José Cunha, presidente da SuperVia.


Modernização da frota

Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia, e contava com apenas 10 trens refrigerados. Atualmente, são 104 composições refrigeradas, atingindo picos de 640 mil passageiros por dia. Os investimentos na modernização da frota, que somam R$ 3,3 bilhões em parceria com a concessionária, vão permitir que o sistema ferroviário encerre o ano de 2014 com cerca de 150 trens equipados com ar-condicionado. Até o fim de 2015, toda a frota será refrigerada.

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