sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Inquérito vai apurar suposta fraude em relatório da Secretaria de Transportes estadual

03/10/2014 - O Globo

Documento aponta que 54 carros de trens antigos da SuperVia desapareceram de forma misteriosa

POR ALESSANDRO LO-BIANCO

RIO — A Delegacia Fazendária (Delfaz) instaurou um inquérito para investigar uma suposta fraude em um relatório concluído no mês passado por técnicos da Secretaria de Transportes do governo. De acordo com o documento, 54 carros de trens antigos teriam desaparecido do patrimônio do estado e da SuperVia, concessionária responsável pela malha ferroviária na cidade, depois que foram retirados de circulação. O parecer, que teria sido elaborado por quatro técnicos da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), aponta que os vagões velhos, que entraram em circulação entre 1980 e 1984, e que estão desaparecidos, deveriam ter ido a leilão para que a renda fosse destinada ao governo federal.

A Central Logística nega a informação de que existam carros ou qualquer bem público concedido à SuperVia desaparecidos. De acordo com o órgão, um lote de 108 carros deteriorados foram objeto de ação judicial movida pelo governo do estado contra a concessionária em 2007, o que resultou no reconhecimento, por parte da concessionária, de um débito de R$ 96 milhões. A empresa ainda afirma que o documento contém assinaturas não reconhecidas pelos próprios funcionários citados no relatório, e que os mesmos acionaram a Polícia Civil. O caso também já está sendo objeto de apuração administrativa do órgão.

De acordo com o delegado Márcio Braga, titular da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), as investigações estão em andamento.

— Diversas testemunhas já foram ouvidas, entre elas representantes das empresas terceirizadas e o chefe de operações da prefeitura. Estamos realizando uma série de diligências para elucidar este caso. O inquérito está no Ministério Público — disse o delegado.

A polícia ainda vai investigar se a suposta fraude do documento tem relação com os cartazes com comunicados falsos em nome da SuperVia e do governo, que foram colados em vários três da SuperVia em setembro. Avisos com a frase "em horários de pico, pode ser necessário que você deixe outras pessoas sentarem no seu colo'' arrancaram risadas e reclamações contra a concessionária, que, na verdade, não foi responsável pela iniciativa. Câmeras do circuito interno de uma composição registraram imagens de um suspeito fixando os cartazes num vagão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário