sábado, 29 de novembro de 2014

Parada fantasma na Zona Norte do Rio

29/11/2014 - O Globo

No ramal Belford Roxo da Supervia, que cruza boa parte da Zona Norte em direção à Baixada Fluminense, está a estação Walmart. É provável que nem mesmo os passageiros mais frequentes do trecho a conheçam: ela fica em Pilares, entre as estações de Del Castilho e Pilares, e está pronta desde 2002, mas jamais começou a operar. Em seu interior há plataformas, coberturas, roletas e até elevadores para pessoas com deficiência. Falta apenas a instalação de passarelas, para que a população tenha acesso ao seu interior.

No entanto, a ausência desses equipamentos não é empecilho para que usuários de drogas trafeguem pela área, colocando passageiros e moradores em risco.

Outra estação fora dos trilhos

O objetivo do acordo celebrado entre Walmart e Supervia era aumentar o número de passageiros no ramal e de clientes à loja. No entanto, a presença de usuários de drogas em trechos do ramal afugenta os passageiros e preocupa os moradores, que utilizam outras alternativas de transporte para evitar o risco de assaltos. É o caso do vendedor Marco Antunes, que mora em Pilares e trabalha em São Cristóvão.

— Eu poderia ir trabalhar de trem. A estação Walmart fica perto da minha casa, mas, como ela não funciona, eu teria que recorrer à estação Pilares. No entanto, procuro ir de ônibus, porque há usuários de drogas no percurso — conta.

Fechada desde agosto para obras, a estação Mangueira, parada regular do ramal Deodoro, tinha reabertura prevista para outubro, mas continua fechada e pode não reabrir mais. De acordo com a Supervia, estão sendo feitos estudos de demanda para decidir o futuro da estação. Desde então, os moradores da comunidade têm utilizado a estação intermodal do Maracanã.

Sobre a estação Walmart, a Supervia informa que analisa constantemente a demanda e as necessidades dos passageiros e que, baseada neste critério, construiu as estações de Silva Freire e Corte 8, de outros ramais. A concessionária afirmou ainda que não mantém segurança patrimonial na estação pelo fato de ela não operar, mas não apresentou justificativas para seu não funcionamento.

O Walmart informou que entregou a estação pronta para a concessionária em 2002, como parte de um acordo de contrapartida pela construção de duas lojas na região, mas destacou que não compete à rede definir datas ou critérios para o seu funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário