segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Rio já conta com 135 trens refrigerados em operação

07/12/2014 - O Repórter

Cinquenta composições chinesas compradas pelo Governo do Estado circulam nos ramais da SuperVia

Rio de Janeiro  - Mais dois trens chineses entraram em operação assistida, na última terça-feira (4/12), na SuperVia. Do total de 100 trens chineses comprados pelo Governo do Estado, 50 já estão em operação, atendendo os passageiros do sistema. Com capacidade para transportar 1,2 mil pessoas, cada trem chinês conta com refrigeração, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.

"Entre 2007 e 2014 a frota de trens refrigerados na SuperVia saltou de 6% para 68%. Em 2007 a concessionária transportava, em média, 325 mil passageiros por dia e contava com apenas 10 trens refrigerados, de um total de 173 composições. Atualmente são 200 trens, sendo 135 com ar condicionado", explica a secretária estadual de Transportes, Tatiana Carius.

Desde 2011, 48 trens antigos foram retirados de circulação, dando lugar aos modelos de última geração, ampliando a segurança dos passageiros e a redução de intervalos entre trens.

"Os novos trens são confortáveis e refrigerados. Além disso, os trens paradores reduziram consideravelmente os intervalos e agilizaram as viagens", elogiou a fisioterapeuta Flávia Mendes, usuária do ramal de Deodoro. 

A esteticista Arlete Eugênia da Silva também fez elogios às novas composições. 

"Moro em Marechal Hermes e atendo em domicílio. Uso o trem diariamente e costumava evitar os horários de rush, principalmente, por causa do calor.  Com os novos modelos não sofro mais. Aliás, quando embarco em vagões vazios, sinto até um pouco de frio", diverte-se a esteticista.

Na avaliação do militar William Vacanti, a modernização da frota tornou as viagens  mais tranquilas. Ele mora em Deodoro e costuma embarcar rumo à Central do Brasil diariamente.

"Além de os trens estarem sempre frescos, não sinto mais  os vagões balançarem. Os modelos antigos chacoalhavam muito", recordou-se o militar. 

Até o final deste mês, a previsão é de que mais quatro trens comecem a circular. Em 2016, o processo de renovação da frota será concluído e os passageiros dos trens da Região Metropolitana contarão com todas as composições refrigeradas.

Fonte: O Repórter 

Nenhum comentário:

Postar um comentário