sábado, 27 de dezembro de 2014

Simulador de operações ferroviárias é inaugurado no Rio

27/12/2014 - G1


Aparelho vai ser usado na formação e reciclagem dos condutores de trem. Centro de treinamento da Supervia custou R$ 17 milhões.

Por Daniel Silveira

Foi inaugurado na tarde da última terça-feira (23) na Central do Brasil, no Centro do Rio, o Centro de Treinamento Operacional (CTO). No local foi instalado um simulador de operação ferroviária em modelo de cabine para treinamento dos condutores de trem.

O aparelho reproduz com real semelhança a cabine dos novos trens que a Supervia adquiriu. O simulador permite que os condutores vivenciem experiências reais, como operar sob chuva forte, ser surpreendido por uma pessoa ou animal na via ou sofrer algum tipo de acidente. As janelas do simulador são painéis que reproduzem imagens que foram gravadas, por meio de câmeras instaladas na frente dos trens, de todo o percurso realizado pelos trens da Supervia.

"O cidadão vai ser tratado com dignidade e cidadania", afirmou o governador Luiz Fernando Pezão durante a inauguração do espaço. Ele enfatizou que toda a frota da Supervia operando com os novos trens, todos equipados com ar condicionado.

Serão 100 novas composições, adquiridas na China, sendo que 50 já estão em operação. Mais quatro composições foram recebidas na segunda-feira (22) pelo governo do estado. "Nós estamos tirando 50 anos de atrasos, já que ainda temos trens que eram usados na década de 50", destacou Pezão. Segundo Carlos José Cunha, presidente da Supervia, a expectativa é que até agosto do ano que vem todos os novos trens já tenham sido incorporados à frota.

A inauguração do CTO representa um investimento de R$ 17 milhões, segundo a Supervia, que ficou responsável pela obra e ambientação do local. Os equipamentos de última geração foram comprados pelo governo do estado. O espaço será usado para cursos de formação e reciclagem dos maquinistas. Lá, os alunos terão aulas teóricas sobre ferrovia, sinalização de tráfego e mecânica, além de realizarem viagens com o simulador.

"Se nós tivéssemos feito este dever de casa nos anos anteriores ao nosso governo nós teríamos hoje um dos sistemas [ferroviários] melhores do Brasil e da América do Sul. A gente sabe que ainda temos muito para avançar e vamos avançar", garantiu Pezão, que ressaltou ser o transporte ferroviário o modal que ele considera mais importante para garantir a mobilidade da população.

Fonte: Do G1 Rio 

Nenhum comentário:

Postar um comentário