terça-feira, 7 de abril de 2015

De volta aos trilhos

04/04/2015 - O GlobO

A pouco mais de um ano do início dos Jogos Olímpicos de 2016, finalmente começaram as obras de reforma e ampliação da Estação Olímpica do Engenho de Dentro. O equipamento é a maneira mais eficaz de se chegar ao Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, que receberá jogos de futebol masculino e feminino e algumas modalidades de atletismo, o esporte no qual estarão em jogo nada menos que 141 medalhas, o que o transforma no mais influente palco para a definição da classificação final.

De acordo com a concessionária Supervia, que administra o transporte ferroviário na região metropolitana, as obras começaram no último dia 24 de março e devem ser concluídas até o fim do primeiro semestre de 2016. As intervenções contemplam ampliação do mezanino, a instalação de cinco elevadores e rampas de acesso, além do nivelamento de plataformas, reforma da cobertura e dos banheiros e nova iluminação. mas não devem descaracterizar a estação, que é tombada pelo município como patrimônio histórico. A estação continuará em funcionamento enquanto as obras acontecem.

De acordo com o presidente da concessionária, Carlos José Cunha, o objetivo da obra é oferecer maior conforto para os passageiros.

- A obra reafirma o nosso compromisso em entregar uma estação totalmente remodelada, mais confortável e acessível aos passageiros, que merecem e já percebem as melhorias que têm sido implementadas no transporte ferroviário. Essa é uma estação estratégica por atender passageiros de três ramais e ser próxima ao Engenhão. A modernização é um sinal de novos tempos para os trens do Rio, em constante progresso - explica.

Após as obras, a estação vai continuar a atender os trens paradores do ramal Deodoro e os ramais Japeri e Santa Cruz nos finais de semana, com capacidade para a circulação de até 26 mil passageiros por dia. Os moradores aprovaram a obra, mas receiam que o início tenha sido tardio, como destaca o vendedor Luiz Antônio Almeida.

- Há muito tempo a estação do Engenho de Dentro precisava de uma reforma, que só veio por causa dos Jogos Olímpicos. Mas tudo bem, antes tarde do que nunca. Só espero que as obras não atrasem, para que tudo fique mesmo pronto para a competição que vamos receber ano que vem - afirma.

Enquanto isto, ao lado da estação, as obras de reforço da cobertura do Engenhão prosseguem e devem ser concluídas até o fim do ano. O estádio, no entanto, está parcialmente liberado para o Campeonato Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário