quinta-feira, 16 de julho de 2015

Mais quatro novos trens entram em operação na SuperVia no Rio

14/07/2015 - Agência Rio de Notícias

A Secretaria Estadujal de Transportes do Rio, em parceria com a SuperVia, informou nesta terça-feira (14) que mais quatro novos trens chineses entraram em operação no sistema ferroviário do Rio de Janeiro. As composições circularão em operação assistida durante uma semana e serão gradualmente inseridas à grade do sistema ferroviário.

Ao todo, 77 dos 100 trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro já estão circulando, o que permite a oferta de mais de 85% dos lugares em composições com ar-condicionado.

Para garantir a segurança dos passageiros, os carros contam com sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens e são equipados, ainda, com passagem interna entre os vagões, circuito interno de câmeras, bagageiro e painéis de LED. Cada trem comporta até 1.200 passageiros.

O processo de modernização do sistema ferroviário será concluído em 2016, quando os passageiros da SuperVia terão à disposição uma frota 100% refrigerada. Atualmente, mais de 650 mil pessoas usam os trens diariamente.

Modernização da frota
 
A aquisição dos trens chineses faz parte da revitalização do sistema ferroviário do Rio, iniciada em 2012, quando começaram a entrar em circulação os primeiros 30 veículos fabricados na China. Em 2012, o Estado adquiriu mais 60 deles e, no fim de 2013, foi realizada a compra de mais dez, totalizando 100 composições.
 
Além disso, está em andamento uma licitação internacional para a compra de mais 12 trens. A concorrência pública segue as normas do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), utilizando o menor preço como critério de julgamento.
 
Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu novos dez trens, que contam com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante a viagem e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros.

MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário