quinta-feira, 9 de julho de 2015

Mais quatro trens chineses desembarcam no Rio de Janeiro

07/07/2015 - Governo do Rio de Janeiro

Novas composições passarão por testes antes de entrarem em operação na SuperVia

Mais um lote de quatro trens chineses desembarcou nesta segunda-feira, dia 6/07, no Porto do Rio de Janeiro. As composições, com quatro vagões cada, têm capacidade para transportar 1.200 passageiros e vão acrescentar 48 mil lugares à oferta diária do sistema ferroviário. Os novos trens passarão por testes de instrumentação elétrica, pesagem, aceleração, entre outros, antes que integrarem a frota da SuperVia.

Todos são equipados com ar-condicionado, passagem interna entre os carros, sistema que impede a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de segurança, bagageiros, interiores mais amplos e iluminados, além de painéis de LED.

Desde 2012, a concessionária colocou em operação 71 dos 100 novos trens comprados pelo Governo Estado e hoje já é possível ofertar cerca de 85% dos lugares em composições com ar-condicionado. Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia. Atualmente, mais de 650 mil pessoas usam os trens diariamente.

Modernização da frota

A aquisição dos trens chineses faz parte da revitalização do sistema ferroviário do Rio, iniciada em 2012, quando começaram a entrar em circulação os primeiros 30 veículos fabricados na China. Em 2012, o Estado adquiriu mais 60 deles e, no fim de 2013, foi realizada a compra de mais dez, totalizando 100 composições.

Além disso, está em andamento uma licitação internacional para a compra de mais 12 trens. A concorrência pública segue as normas do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), utilizando o menor preço como critério de julgamento.

Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu novos dez trens, que contam com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante a viagem e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário