sábado, 18 de julho de 2015

Protesto após pane de trens da SuperVia na Baixada Fluminense deixa dois feridos



Usuários ficaram revoltados com problema de sinalização e bloquearam a linha férrea. No metrô, atrasos geraram reclamações

POR ANA CLAUDIA COSTA

16/07/2015 - O Globo


Na estação de Gramacho, dezenas de pessoas ocupam a linha: problemas na sinalização obrigaram os passageiros a trocar de vagões por três vezes - Fabiano Rocha / Agência O Globo

RIO — Milhares de usuários chegaram atrasados ao trabalho ou ficaram a pé por causa de problemas nos trens e no metrô nesta quinta-feira. O maior incidente aconteceu de manhã no trem da SuperVia, no ramal de Gramacho, em Duque de Caxias. Uma pane na sinalização parou os trens, provocando enorme confusão das 7h às 11h. Revoltados, passageiros ocuparam a linha férrea. No metrô, usuários reclamaram de atrasos.

Em Gramacho, segundo passageiros, a concessionária teria avisado pelos alto-falantes que os usuários deveriam trocar de composições devido a um problema de sinalização. O agente de segurança Jair Carlos Azevedo dos Santos, de 34 anos, que trabalha no Jacaré, disse que as pessoas teriam mudado de vagões por três vezes, antes de se revoltarem e ocuparem a linha, impedindo a saída dos trens:

— Houve tumulto e algumas pessoas chegaram a jogar pedras na estação e nas composições.



Pelo menos dois passageiros ficaram feridos. João Carvalho, de 48 anos, disse que foi jogado da plataforma por um agente da SuperVia. Uma pessoa não identificada foi atingida por uma pedrada.

A SuperVia acionou o 15º BPM (Duque de Caxias), que posicionou carros na passagem de nível e policiais na via férrea e na estação. Os passageiros queriam que a empresa desse novos bilhetes ou o dinheiro de volta, além de uma notificação para apresentarem no trabalho, o que foi feito.

De acordo com a SuperVia, assim que o incidente ocorreu, técnicos foram enviados ao local para fazer reparos, mas que, apesar dos avisos, alguns passageiros tentaram impedir a saída dos trens.

O secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, disse que o incidente desta quinta-feira não ficará impune e que a concessionária poderá ser multada:

— Não está no padrão adequado (o serviço dos trens). Não vamos eximir a SuperVia de responsabilidade. A maneira de corrigir é punir os culpados.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes do Rio (Agentransp) disse que de janeiro a junho deste ano abriu 28 boletins de ocorrência referentes ao sistema ferroviário. No período, foram aplicadas 15 multas, que totalizam R$ 1,9 milhão.

OUTRAS IMAGENS DO PROTESTO EM GRAMACHO


Quem usa transporte público no Rio enfrentou mais um dia de caos nesta quinta-feiraFoto: Fabiano Rocha / Agência O Globo


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/whatsapp/protesto-apos-pane-de-trens-da-supervia-na-baixada-fluminense-deixa-dois-feridos-16779991#ixzz3gHDl4Ju3 
© 1996 - 2015. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário