segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Trens de Campo Grande terão mais saídas pela manhã

03/10/2015 - O Dia

Segundo Secretaria de Transportes, a partir de amanhã, intervalos serão reduzidos para oito minutos durante o horário de pico

Rio - A partir de amanhã, as saídas de trem da estação Campo Grande serão reforçadas no horário de pico da manhã, beneficiando os passageiros que se deslocam para a Central do Brasil. A SuperVia vai passar a operar com quatro viagens adicionais nesse percurso desde antes das 5h até as 8h. Ao todo, serão dez trens partindo da estação, com 24 mil lugares ofertados, de acordo com a Secretaria Estadual de Transportes.

Segundo o secretário Carlos Roberto Osorio, a melhoria da operação é primordial num momento em que o número de clientes da SuperVia só aumenta e novos trens estão chegando para modernizar a frota. Atualmente, a empresa transporta 670 mil passageiros por dia em todos os ramais da malha ferroviária do estado. Em 2007, a concessionária conduzia cerca de 400 mil.

Vinte e quatro mil passageiros serão beneficiados com as viagens adicionais, segundo a Secretaria
Foto: Severino Silva / Agência O Dia

“Estamos permanentemente buscando refinar a operação de modo a melhor atender os usuários. O morador da Zona Oeste tem aderido ao trem. Vamos acompanhar toda a operação e estamos prontos para fazermos eventuais ajustes sempre que necessário”, afirmou o secretário Osorio.

A Secretaria de Transportes informou ainda que o trecho a partir de Campo Grande continuará recebendo os trens que partem da estação de Santa Cruz com direção à Central, a cada 15 minutos. Com a nova operação, o intervalo de trens a partir da estação Campo Grande será reduzido para oito minutos.

De acordo com o órgão, a iniciativa levou em consideração a melhoria no fluxo de passageiros no trecho entre Campo Grande e a Vila Militar, que no período representa 64% da movimentação do ramal Santa Cruz.

“Campo Grande está entre as cinco estações com a maior média diária de embarques de todo o sistema ferroviário, com 23 mil passageiros por dia. A estação Bangu permanece com duas partidas especiais nos horários de maior movimentação e intervalos de oito minutos”, explicou a secretaria, em nota.

O Governo do estado e o Banco Mundial assinaram contrato com a fabricante Alstom Brasil em setembro para a compra de 12 novos trens, com mesmo padrão dos últimos 120, importados da Coreia e da China. O prazo para a conclusão da entrega de toda a frota é de 24 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário