domingo, 29 de setembro de 2019

Rio do Ouro

Estrada de Ferro Rio do Ouro
1883 - 1970

Histórico

No dia 6 de agosto de 1876, início das obras de construção da Estrada de Ferro Rio do Ouro, entre a Quinta do Imperador, no Caju, e a represa do Rio do Ouro, totalizando 52,9 km de extensão. 

A ferrovia foi construída para auxiliar na construção de uma grande adutora para o abastecimento de água, captando água nas nascentes do mar. A instalação dos trilhos acompanhava a obra de implantação das tubulações e aquedutos. As obras são concluídas em novembro do mesmo ano. A ferrovia inicia a operação  com frota de 4 locomotivas, um carro de passageiros, e 40 para cargas, ambos utilizados para o transporte de material para construção da Adutora do Rio do Ouro. 

O serviço de trens de passageiros, ainda provisório,  se dá somente em janeiro de 1883, após a conclusão das obras de construção da adutora. São inauguradas as estações Belford Roxo, Bemfica, Pilares, Irajá, Pavuna, Brejo (atual Belford Roxo), Cava e Rio do Ouro.

Em 1885, é lançada a construção do ramal de Tinguá , entre Cava e Tinguá, visando a construção de duto para captação de novo manancial de água. A obra é concluída em 3 de outubro de 1886. 

Em 1890, é inaugurado o ramal da Penha, indo até a Ponte das Barcas na praia de Maria Angu, onde nos dias de Festa da Igreja da Penha, atracavam as barcas da Companhia Cantareira.

Em 1891, início da construção do ramal de Xerém, entre Belford Roxo e Xerém. A obra é concluída em 22 de setembro de 1911.

Estações dos Trens de Subúrbio em 1895

Estrada de Ferro Central do Brasil: Dom Pedro II, São Diogo, São Christóvão, Mangueira, São Francisco, Rocha, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Meyer, Todos os Santos, Engenho de Dentro, Encantado, Piedade, Cupertino, Cascadura, Madureira, Sapopemba, Km 31, Jeronimo Mesquita, Maxambomba, Realengo, Bangu, Santíssimo, Campo Grande, Santa Cruz. Tempo de viagem até Cascadura: 55 minutos.

Estrada de Ferro do Norte:  Dom Pedro II, São Fransico Xavier, Jockey Club, Bem-fica, Amorim, Bom-sucesso, Ramos, Olaria, Penha, Cordovil, Vigário Geral, Merity, Sarapuhy, Pilar, Rosário, Raiz da Serra, Alto da Serra, Petrópolis. 5 trens/dia/sentido. Tempo de viagem até Merity (atual Duque de Caxias): 56 minutos.

E.F. Melhoramentos do Brasil: Mangueira, Silva e Souza, Jockey Club, Heredia de Sá, Dr.Vieira Fazenda, Cesario Machado, Engenheiro Del Castilho, Ziese, Cintra Vidal (Pilares), Terra Nova, Coselheiro Thomaz Coelho, Engenheiro Leal, Araujo, Coronel Magalhães, Inharajá, Honorio Gurgel, Sapopemba (atual Deodoro). 4 trens/dia/sentido. Tempo de viagem até Sapopemba: 65 minutos.

Estrada de Ferro Rio do Ouro: Caju, Rua Bella, Bemfica, Praia Pequena, Venda Grande, Capão do Bispo, José dos Reis, Pilares, Engenho do Mato, Vicente de Carvalho, Irajá, Collegio, Areal, Pavuna, Coqueiros, Brejo, Itaipú, Retiro, Figueira, Cava, Cachoeira, Paineiras, Rio do Ouro, Reprezas, Santo Antonio, Saudade, São Pedro. Com 3 trens/dia/sentido. Tempo de viagem até São Pedro (Jaceruba): 3h28

Em 1907, é inaugurado o ramal de Mantiquira (Xerém). No dia 22 de setembro de 1911 é inaugurado o prolongamento de Mantiquira até João Pinto, com serviços de trens de passageiros e mercadorias.

No dia primeiro de junho de 1922, inauguração da Estação Francisco Sá, que passa a ser o terminal dos trens da Estrada da Ferro Rio d'Ouro, que antes operavam até o Caju. A nova estação permitiu o melhor acesso ao centro da cidade, que refletiu no aumento da ocupação dos bairros ao longo da linha e no aumento do número de passageiros transportados, passando de 306.300 em 1921 para 1.602.500 em 1926.

No dia 13 de maio de 1926, é inaugurada a estação de Acari, do ramal Rio do Ouro da Estrada de Ferro da Central do Brasil. 

No dia 21 de fevereiro de 1929, em caráter provisório, o Ministério da Viação, confia a Estrada de Ferro Central do Brasil na administração da Estrada de Ferro Rio do Ouro. No dia 29 de dezembro de 1930, através do Decreto nº 19.444 do Governo Provisório, a E.F. Rio do Ouro foi definitivamente desligada da Inspetoria de Águas e Esgotos.

Em 27 de abril de 1930, é inaugurada a estação do Engenho da Rainha, entre as estações de Inhaúma e Vicente de Carvalho.

Em 15 de janeiro de 1932, foi inaugurada a estação Areal, no Km 16,895, entre as estações do Colégio e Acary. 

Em 1940, o serviço de trens de passageiros operava com as seguintes estações: Francisco Sá, Liberdade, Inhaúma, Engenho da Rainha, Vicente de Carvalho, Irajá, Colégio, Areal, Acari, Pavuna, Vila Rosali, Agostinho Porto, Coelho da Rocha, Belford Roxo, José Bulhões, Rio do Ouro, Xerém, Tinguá, Triagem do Rio do Ouro.


Estrada de Ferro Rio do Ouro em 1956


Em 1964, erradicação do ramal de Tinguá, entre Cava e Tinguá, considerado antieconômico. No dia 13 de agosto de 1964 são fechadas as estações do trecho  Inhaúma - Acari.

No dia primeiro de maio de 1969, é suspenso o tráfego no sub-ramal de Xerém  entre Belford Roxo e Xerém. No dia 5 de maio de 1969 é fechado o ramal de Tinguá. Finalmente, em 1970, circula o último trem para Jaceruba, extinguindo o serviço de trens de passageiros antiga Estrada de Ferro Rio do Ouro. A estação Liberdade, construída ao lado da estação Del Castilho da Linha Auxiliar, é demolida.

Em 2 de agosto de 1977, é demolida a estação Engenho da Rainha para a construção do Pré-Metrô.


REFERÊNCIAS:

Pequenas Informações.  A Batalha. Rio de Janeiro. 26 abril 1930. p.3.

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